Polêmicas

Justiça mantém carreatas até sábado

trepb

As carreatas da campanha eleitoral deste ano em João Pessoa só serão encerradas no próximo sábado. O juiz da propaganda eleitoral da Capital, Ricardo da Costa Freitas, bem que tentou celebrar um acordo entre as coligações que disputam o pleito para darem por encerrado esta modalidade de evento, mas não conseguiu chegar a um consenso.

Segundo o magistrado, as carreatas serão permitidas até o próximo sábado, desde que cumpram rigorosamente as regras estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que sejam comunicadas com cinco dias de antecedência da realização do evento à justiça eleitoral, com horários e percursos detalhados, sob pena de multa de R$ 50 mil.

O juiz Ricardo Freitas voltou a se reuniu ontem, à tarde, com os representantes das coligações partidárias tentar fechar o acordo para não realização das carreatas, mas o acordo não foi possível. “Tentamos celebrar este acordo. Mas como já havia carreata agendada para o próximo sábado, pela coligação “A Força do Trabalho”, que insistiu em manter o evento, as carreatas serão permitidas, desde que sigam os critérios e diretrizes já definidos”, comentou o magistrado.

A carreata da coligação “A Força do Trabalho”, que tem o governador Ricardo Coutinho (PSB) como candidato à reeleição, ocorrerá no bairro de Mangabeira, com concentração marcada para às 15h, em frente ao Shopping de Mangabeira, na Avenida Hilton Souto Maior.

Também houve agendamento de carreata do candidato a deputado estadual João Gonçalves (PEN), no bairro de Cruz das Armas.

O advogado Eduardo Costa, da coligação “A Vontade do Povo”, que tem o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato a governador, que participou da reunião disse que concordou com a proposta do juiz em não realizar mais carreatas. No entanto, não teve acordo, porque outras coligações decidiram manter a programação agenda para o sábado.

Para realização de carreatas os representantes dos partidos, coligações e candidatos que pretendem realizar o evento devem cumprir o prazo mínimo de cinco dias de antecedência, para informar à respectiva autoridade que concentra as notificações sobre realizações de carreatas, sobre o evento.

Dessas informações constarão o percurso detalhado, bem como horários de início e encerramento, sob pena de aplicação de multa de R$ 50 mil para cada carreata efetivada.

Reunião de segurança

Os juízes e promotores eleitorais de João Pessoa se reúnem hoje, às 9h, no Fórum Eleitoral da Capital, com os representantes da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, para tratar sobre o esquema de segurança para o próximo domingo, dia das eleições.

De acordo com o juiz Ricardo da Costa Freitas, nesta reunião será discutido como será o trabalho de cada no dia da Eleição em João Pessoa.

A preocupação dos magistrados e promotores, é garantir o policiamento em todos os locais de votação e um trabalho integrado de toda as forças de segurança que serão mobilizadas para o pleito.

“Nesta reunião vamos definir todos os detalhes sobre a segurança das eleições em João Pessoa, bem como para que as recomendações apresentadas pelos juízes para o dia da votação sejam cumpridas”, adiantou o magistrado.

Correio da Paraíba