Polêmicas

Justiça Eleitoral lança aplicativos para auxiliar eleitores no dia 5 de outubro

 

TRE

A Justiça Eleitoral lançou ontem mais dois aplicativos para auxiliar os eleitores no dia das Eleições 2014. São eles: “Onde votar ou justificar” e o “Apuração Eleições 2014”. Um poderá ser utilizado para obter o endereço dos locais de votação e o outro para acompanhamento da totalização dos votos apurados nas urnas no próximo domingo.

Os aplicativos estão disponíveis para download, gratuitamente, na Apple Store e Google Play. Eles fazem parte do leque de serviços oferecidos para que os eleitores usuários de dispositivos móveis – smartphones e tablets – possam acessar em tempo real informações sobre a disputa eleitoral deste ano.

O aplicativo oficial “Onde votar ou Justificar” permite ao eleitor consultar o endereço do seu local de votação e a relação dos locais especialmente destinados ao recebimento das justificativas em todo o Brasil, por Unidade da Federação e município.

Após o término da votação o aplicativo “Apuração Eleições 2014” divulga em tempo real os resultados da apuração em todo o Brasil e apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato, com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o 2º turno.

A Justiça Eleitoral também lançou, desde o mês de julho, o aplicativo “Candidaturas”, que permite a visualização dos candidatos que concorrem às Eleições Gerais de 2014, por cargo e unidade da Federação.

Por meio do aplicativo, os eleitores e demais interessados podem acessar as seguintes informações: nome completo do candidato, nome escolhido para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e, ainda, o link para o site do candidato. Todas essas informações são obtidas diretamente das bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que são atualizadas diariamente.

A ferramenta virtual foi desenvolvida com a finalidade de possibilitar uma experiência de uso mais adequada aos usuários que utilizam dispositivos móveis para acessar os portais de internet do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), seja por meio de conexão 3G ou de rede sem fio (Wi-Fi).

Além destes três dispositivos lançandos em nível nacional, os eleitores paraibanos também podem contar nas eleições deste ano com um aplicativo utilizado para auxiliar na fiscalização da propaganda eleitoral irregular, o Pro-TRE, que está em funcionamento desde o início de agosto e foi desenvolvido por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Ele permite aos usuários de celular e outros dispositivos móveis que tenham conexão com internet, como iPad e tablets Android, enviar fotos que registrem indícios de propaganda eleitoral irregular. Ele está disponível para download, gratuitamente, na Apple Store e Google Play, com o símbolo de uma coruja.

Para fazer a denúncia o usuário deve enviar a foto e preencher um formulário que pede o nome do denunciado, uma descrição da irregularidade cometida, o município e o endereço do local onde a propaganda está. Em seguida, o denunciante deve se identificar colocando o nome, o e-mail e o telefone. Esses dados pessoais não serão revelados pelo TRE. A denúncia será recebida pela ouvidoria do Tribunal, que avaliará a procedência e encaminhará para o juiz da propaganda eleitoral.

O presidente do TRE, desembargador Saulo Benevides, destacou a importância dos aplicativos, pelos quais, os eleitores poderão ter acesso direto a informações da Justiça Eleitoral.
Correio da Paraíba