polêmica!

Justiça censura reportagem publicada por colunista, por falar sobre juíza investigada 

A desembargadora Maria Angélica Guimarães, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), determinou a exclusão de conteúdo jornalístico publicado pelo colunista do UOL Amaury Ribeiro Jr. Intitulado "Juíza investigada por usar família em rede de lucro ilegal com falências".

Justiça censura reportagem publicada por colunista, por falar sobre juíza investigada 

A desembargadora Maria Angélica Guimarães, do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), determinou a exclusão de conteúdo jornalístico publicado pelo colunista do UOL Amaury Ribeiro Jr. Intitulado “Juíza investigada por usar família em rede de lucro ilegal com falências”, o material havia sido publicado em dezembro de 2020. Além da exclusão do conteúdo, a desembargadora também proibiu a publicação de novas matérias sobre o tema, sob pena de responsabilização civil e criminal.

A decisão foi proferida no âmbito de um processo que corre sob sigilo —o UOL não teve acesso aos autos até o momento. O UOL recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) por meio de uma reclamação, que foi distribuída ao ministro Kassio Nunes Marques. O ministro, então, oficiou a desembargadora Guimarães a prestar esclarecimentos sobre um eventual descumprimento da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 130/DF, que regula a liberdade de pensamento e de manifestação no país. Não há prazo, no entanto, para que Nunes Marques profira uma decisão.

O conteúdo excluído da coluna de Amaury Ribeiro Jr tratava do caso de uma juíza que supostamente usava contas de parentes e empresas familiares para ocultar recursos que teriam sido desviados de empresas em situação de falência no estado do Rio. A coluna procurou ouvir a juíza antes da publicação do conteúdo, tanto por meio da assessoria de imprensa do TJ-RJ como por meio de parentes da magistrada. No entanto, nenhuma resposta ou manifestação foi recebida.

 

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: UOL