Polêmicas

Justiça célere e transparente

Aline Lins

O Tribunal de Justiça da Paraíba deu um importante passo em direção a um Judiciário mais transparente, célere e econômico: vai passar a divulgar na internet o conteúdo das decisões proferidas pelos magistrados – decisões interlocutórias, liminares, antecipações de tutela, sentenças, decisões monocráticas e acórdãos – nos processos físicos judiciais em 1º e 2º graus. A Resolução nº 88/2012 que dispõe sobre isso foi publicada na última sexta-feira no Diário da Justiça, e em um prazo de 15 dias, a partir da publicação, o serviço deverá estar disponível, instituído na Consulta Processual do TJPB, no site da instituição (www.tjpb.jus.br). A medida atende à Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para 2012, mas também é um pleito antigo dos operadores do direito e das partes interessadas nos processos.

Vereador escapa…
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou ontem improcedente a ação que pedia a cassação do vereador Evandilson Monteiro de Farias, do município de Paulista. A ação foi proposta pelo diretório municipal do PTB, alegando que ele teria cometido infidelidade partidária ao sair do partido para se filiar ao PR, devido a “grave discriminação pessoal”.

…de cassação…
Evandilson apresentou vários fatos que caracterizariam a discriminação, entre os quais o ajuizamento de ação cível e criminal pelo prefeito de Paulista e presidente do PTB por sua atuação em duas CPIs e a exigência para que votasse conforme orientação do partido.

…em Paulista
De todos os argumentos, o que mais pesou para o Ministério Público Eleitoral como discriminação pessoal foi a acusação de ser ele um “traíra”, feita pelo presidente do PTB em uma rádio. “A situação demonstra a impossibilidade de convivência do requerido nas hostes partidárias”, defendeu o MP.

Amatra 13
A nova gestão da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13) apresentou propostas de valorização, respeito e afirmação do Poder Judiciário como típico Poder de Estado. Foi reconduzido à presidência da associação, até 2014, o juiz do Trabalho Adriano Dantas. Entre os principais objetivos da nova gestão estão também a participação, integração e união dos associados, ativos e inativos para o fortalecimento da Amatra 13.

Contra a corrupção

O coordenador da Campanha do MPE ‘O que você tem a ver com a corrupção’, promotor de Justiça Marinho Mendes, convida a população para engrossar as fileiras do combate à corrupção. O evento acontece hoje, das 8h às 14h, no Busto de Tamandaré, na praia de Cabo Branco, em JP.

Indicação política
O governador Ricardo Coutinho (PSB) deve nomear entre amanhã e depois o novo reitor da UEPB, dentre os nomes da lista tríplice, composta pelos professores Rangel Júnior, o mais votado, seguido por José Cristovão de Andrade e Eliana Maia. Considerando o quadro político e os conflitos envolvendo a gestão de Marlene Alves, tudo indica que Cristovão de Andrade deva ser o escolhido.