OPINIÃO

Juíz da propaganda de mídia defende mais transparência na justiça e defende transmissão 'ao vivo' de todos os processos

Magistrado afirmou, no entanto, que não há verba suficiente para implantar sistema

juizes 1Os juízes Aparecida Sarmento, José Ferreira Ramos Júnior, Carlos Antonio Sarmento e Lúcia de Fátima Ramalho participaram de debate no programa Master News, da TV Master, na noite desta quinta-feira, 22, discutindo assuntos da atualidade na política e cotidiano.

O juiz José Ferreira Ramos Júnior disse que seria bom se houvesse transmissão em todas as comarcas, para dar mais transparência ao trabalho, ele alegou, no entanto, que não há dinheiro suficiente no Poder Judiciário para possibilitar que sejam instaladas câmeras e todo o sistema de transmissão ao vivo.

juizes 2A magistrada Aparecida Sarmento disse que as salas de audiência sçao abertas a quaisquer pessoas que quiserem ter acesso e não representa constragimento aos juízes, já que todas as ações são fundamentadas. “Desde que o processo não corra em segredo de justiça, tudo pode ser mostrado a quem se interessar, mas como o doutor Ferreira Júnior destacou os custos são altos”, pontuou.

Lúcia de Fátima destacou que muitas pessoas no interior da Paraíba têm antenas parabólicas em casa e acompanham a TV Justiça, “esses cidadãos conhecem os ministros da Suprema Corte e falam deles com uma naturalidade como se conhecessem todos eles pessoalmente, pessoas humildes acompanham os grandes fatos da política e justiça nacional, através da televisão”, destacou.

Já o juiz Carlos Antonio Sarmento destacou que está mais próximo de todas as pessoas terem acesso a todos os julgamentos, ele disse que informar as pessoas deve ser prioridade. “Eu discordo do colega Ferreira Júnior e acredito que estamos muito perto de tudo isso, de todas as pessoas acessarem, os cidadãos precisam acompanhar os processos judiciários sejam as boas ou as más notícias”, concluiu.
Créditos: Polêmica Paraíba – Ívyna Souto