Uma história digna de filme aconteceu na pequena cidade de Mileto, Itália. O jovem Alex Pititto, de 15 anos, matou o amigo Francesco Lamberti, também de 15, por supostamente ter ‘curtido’ a foto de sua namorada no Facebook. As informações são do El País e do Corrierre della Sera.
Desconfiado que Francesco estava interessado em sua namorada, Alex marcou um encontro para esclarecer a história na segunda-feira, 29 de maio, em uma zona afastada da cidade, onde sacou uma pistola pertencente a seu avô e disparou três vezes. O corpo só foi encontrado algumas horas depois, na madrugada de terça, após os pais da vítima terem anunciado seu desaparecimento. O próprio Alex se entregou às autoridades e confessou o crime.
Alex vem de uma linhagem de mafiosos, é filho de Salvatore Pititto, conhecido por “El Tio”, líder da organização criminosa Ndrangheta, preso em janeiro por tráfico de drogas. A polícia acredita que a criação do adolescente nesse ambiente violento o tenha levado a cometer o crime.
Os dois jovens eram bem próximos, frequentavam a mesma escola e faziam declarações de amizade nas inúmeras fotos juntos publicadas no Facebook. Segundo o jornal “Corriere della Sera”, os conceitos distorcidos muito frequentes nas organizações mafiosas podem ter mexido com a cabeça de Alex, que se sentiu na obrigação de “recuperar a sua honra” ao matar o amigo que supostamente estaria atrás de sua namorada.
Apesar da confissão de Alex e horas de interrogatório, a polícia ainda investiga o caso e considera que o crime tem pontos a serem esclarecidos. Os investigadores acreditam que, diferente de seu depoimento, o jovem tenha matado Francesco em um lugar e transportado seu corpo a outro, e também trabalham com a hipótese de Alex ter um cúmplice.
Fonte: UOL