JOSIVAL PEREIRA: Ruy admite aliança estratégica entre PSDB e PSB

O presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro, admitiu, em entrevista ao programa Tambaú Debate (rádio), na manhã desta segunda-feira, que existe em curso discussão sobre a montagem de uma aliança estratégica entre seu partido e o PSB para a disputa das eleições para presidente da República.

De acordo com Ruy, não existe ainda nada formal, mas haveria a consciência de que tanto o projeto de Aécio Neves, candidato tucano, de chegar à presidência da República, como o de Eduardo Campos, candidato do PSB, depende um do outro num possível segundo turno.

“A candidatura de Eduardo Campos não existe sem Aécio e a de Aécio não existe sem o apoio de Eduardo Campos num segundo turno”, resumiu o deputado Ruy Carneiro.

Segundo o parlamentar, essas duas forças têm a consciência de que precisam atuar de forma estratégica e planejada, com perspectiva de união no segundo turno das eleições.

Cúpulas
O deputado Ruy Carneiro defende que seu partido – o PSDB – lance candidato próprio a governador na Paraíba. Admite a existência de duas alas na legenda – uma que deseja a manutenção da aliança com o governador Ricardo Coutinho e a outra que pugna pela candidatura do senador Cássio Cunha Lima, e ele milita na ala que defende a candidatura própria.

Ruy não aplicou a perspectiva da aliança estratégica nacional entre PSDB e PSB ao caso da Paraíba, mas a lógica da política indica que um possível acordo estratégico para a disputa das eleições presidenciais passará obrigatoriamente pelas eleições estaduais.

Em outras palavras: Ruy não disse, mas a manutenção da aliança com Ricardo Coutinho não será resolvida somente na Paraíba; será, antes, discutida pelas cúpulas nacionais dos dois partidos e, talvez, até decidida em Brasília.