JOSIVAL PEREIRA: A Paraíba não ganha um novo shopping há mais de 10 anos

shopping intermanres

Algo de muito estanho está ocorrendo no reino da Paraíba.

A Paraíba é o único Estado do Nordeste do Brasil que não ganhou um novo shopping center nos últimos 10 anos. Isso mesmo: há mais de uma década que não se constrói um novo shopping na Paraíba.

O último a ser inaugurado foi o Tambiá, no centro histórico, em julho de 2002. O MAG Shopping e o Boulevard de Campina Grande foram inaugurados em 1999. O Manaíra é de 1989.

Estranho, muito estranho, porque os equipamentos do tipo shopping proliferaram na última década. O Brasil fechou o ano de 2013 com 495 shopping centers instalados. A previsão é de inauguração de mais 41 neste ano de 2014. O faturamento do setor em 2012 chegou aos R$ 119,5 bilhões em 2012, com crescimento de 139%, e uma oferta de 877 mil empregos.

A região Nordeste concentra 68 shopping. São 17 na Bahia, 14 em Pernambuco, 14 no Ceará, 7 no Rio Grande do Norte, 4 em Alagoas, 4 no Maranhão, 4 na Paraíba, 3 em Sergipe e 1 no Piauí.

Agora, em 2013, foram inaugurados três novos shopping centers no Ceará, sendo dois em Fortaleza e um em Sobral, dois em Alagoas – um em Maceió e outro em Arapiraca, e um último em Salvador. Ou seja, seis novos equipamentos. Até Arapiraca e Sobral ganharam shopping. A Paraíba, nada.

Não é normal o que está ocorrendo na Paraíba. Shopping é um tipo de equipamento que está sempre nos planos das grandes empresas, sejam ou não do setor. É um tipo de equipamento que governadores e prefeitos de grandes cidades correm atrás pelo volume de emprego que geram e os efeitos políticos que produzem.

Por que, então, ninguém quis investir na Paraíba?

Surgiram boatos de que Igautemi, o grupo Claudino e diversos outros empreendedores iriam investir em João Pessoa. Nada.

Na contramão, espalhou-se o boato de que existe uma lei que proíbe a construção de novos shopping centers em João Pessoa e que empresários do setor manietam os políticos e impedem a construção de novos equipamentos.

O que é verdade e o que é mito nessas histórias?

Talvez não nunca se saiba ao certo. A verdade, porém, é que a Paraíba, e João Pessoa em especial, ficaram de fora dos investimentos do setor. De um lado, há registros de inúmeras ações lideradas por empresários para atrapalhar novos investimentos na praça. De outro, lamentavelmente, não se sabe notícia de nenhum governador, prefeito ou político que tenha movido uma palha em favor da construção de um novo shopping na Paraíba.

É assim que a Paraíba vai ficando para trás.