O Centro Acadêmico de Comunicação Vladimir Herzog realizou na última quarta-feira (17) a II Mesa Redonda, que este ano teve o Jornalismo Político como tema. O evento aconteceu no auditório da reitoria da UFPB e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no período de 15 a 21 de Outubro.
Foram convidados para a ocasião o jornalista Helder Moura, como mediador, e os radialistas e editores Luís Torres (Sistema Arapuan), Gutemberg Cardoso (Grupo Paraíba), Fabiano Comes (Sistema Correio), Josival Pereira (TV Tambaú) e Hermes de Luna (RCTV) . No entanto, apenas Helder Moura, Gutemberg Cardoso e Luiz Torres marcaram presença no evento.
Fabiano Gomes, Josival Pereira e Hermes de Luna alegaram motivos pessoais e não compareceram à Mesa Redonda.
Luís Torres, abordou a valorização do jornalista político dentro de uma empresa de comunicação. Colocou que o jornalismo que, na Paraíba, se volta para a política acaba se tornando um retorno a mais para o seu grupo de comunicação. Luís também trouxe para a discussão o “mito da imparcialidade” e como o mesmo se coloca mais evidente dentro das análises políticas. Ainda evidenciou a necessidade que o jornalista tem de ter sempre a exclusividade da notícia e, no caso do jornalismo político, dos vínculos (por vezes negativos) que acabam sendo criados com os governantes em virtude desta necessidade.