Jogo político & transparência

Arimatea Souza

´O parto´
Vai ser incluída na programação alusiva aos 149 anos de emancipação política de Campina Grande, em outubro, a inauguração do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), localizado no bairro de Bodocongó.

No comando
O CITTA já tem, inclusive, diretor executivo: o professor Thompson Mariz, ex-reitor da UFCG.

Alívio
“É um peso grande que tirei das minhas costas”.
Do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), ao comentar o arquivamento pelo TRE da ação que o acusava de compra de votos no processo eleitoral de 1998.
“Isso vinha me incomodando bastante”, admitiu.

Sem  botar o dedo
Sobre a ´pluralidade´ de interlocutores do ex-senador Wilson Santiago (PTB), o prefeito Luciano Cartaxo (PT-JP) qualificou como uma “questão de foro íntimo”.
“Ele tem o direito de conversar com quem ele achar interessante”, observou.

Da boca de…
“… Oposição raivosa não funciona, não existe. Temos que mostrar o que não está dando certo, ver onde podemos contribuir agora e onde podemos melhorar…” (governador/presidenciável Eduardo Campos, PSB/PE).

Ofensiva
O governo estadual prepara uma grande ação publicitária para dentro de poucos dias, tendo como mote os ´1.000 dias´ da administração.

Alívio
Projeto do vereador Lafite (PSC), aprovado na Câmara campinense, concede isenção no ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para os imóveis de até 60m2, no caso de quem possui apenas um imóvel na cidade.

Nos ares
O tema principal das mais acaloradas discussões esta semana no plenário da Assembleia Legislativa foi a denúncia de uso indevido de aeronaves pertencentes ou locadas pelo governo estadual.

Personalização
Ao refutar a artilharia adversária, o líder governista Hervázio Bezerra (PSDB) disse que se tratava de “uma acusação de caráter eminentemente pessoal ao governador e à primeira dama do Estado”.

Fora de órbita
Quanto à desejada convocação do chefe do Gabinete Militar para oferecer detalhes acerca da movimentação dos aviões, o líder alegou que “é uma matéria totalmente estranha” à Comissão de Justiça da AL.
“Não tramita na CCJ nenhuma matéria nesse sentido”, garantiu.

A interrogação
Líder do bloco oposicionista, Anísio Maia (PT) comentou que “era melhor ele (Hervázio) ter ficado caladinho. Como se justifica esses passeios que a primeira dama do Estado está realizando com aviões públicos?”

Sem consistência
“O discurso do líder do governo é vazio. Ele faria melhor se tivesse ficado calado”, insistiu o petista.

Fundamentação
Presidente da CCJ, o deputado Janduhy Carneiro (PEN) enfatizou que “a convocação acontece de acordo com a Constituição e o Regimento” da AL.

Andanças 
Por sua vez, o deputado Gervásio Maia (PMDB) fustigou que “a turma ligada ao Palácio da Redenção anda fazendo turismo num avião que custou alguns milhões de dólares”.

Retrovisor
Tião Gomes (PSL) defendeu a ampliação do “leque de informações sobre os aviões à disposição do Estado”.
“Esta Casa precisa saber do que era executado com aeronaves” nos governos anteriores, observou.

Singularidade
A refrega em plenário – sobre as atribuições da Comissão de Justiça – tem um viés regimental, mas nasce de uma situação incomum: os blocos de governo e de oposição estão literalmente empatados, com 18 deputados para cada lado.

Efeitos
Isso cria, na prática, a inexistência de maioria estável e uma situação de impasse prolongado, resvalando para a paralisia de parte das atividades legislativas.

Trincheira
Com maioria na importante CCJ, a oposição tenta fazer da comissão a sua plataforma de ataques ao governo.

Sem entraves 
Aspectos regimentais à parte, é necessário que o Executivo pratique e assegure transparência em todas as suas ações.

Regra
A utilização criteriosa – e sempre a serviço do interesse público – dos veículos de sua propriedade ou eventualmente alugados e colocados à disposição da administração, deve ser a regra de qualquer gestor.
Solução definitiva

Cabe recordar que há poucos dias o governo federal, diante de um festival de uso sem controle dos aviões da Força Aérea Brasileira, por ministros e membros de outros poderes, decidiu disponibilizar para a população, através da internet, toda a movimentação dos aviões sob o seu domínio.
Fica essa sugestão, que na verdade é uma cobrança da sociedade.
Como estará hoje a ´voz das ruas´?…