O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na manhã desta quinta-feira que o ministro Joaquim Barbosa deixará o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho, conforme antecipou o Radar on-line. A declaração de Renan foi feita após um encontro dos chefes dos dois Poderes no Senado. Segundo o senador, Barbosa solicitou o encontro para se despedir. “Motivo surpreendente e triste, o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal”, disse.
“Foi uma conversa surpreendente, e nós sentimos muito porque ele é uma das melhores referências do Brasil. Ficamos tristes porque sempre tivemos um relacionamento muito bom como representante dos Poderes, e sempre o tivemos como uma das nossas melhores referências”, afirmou o senador.
Após a reunião, Barbosa seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). No trajeto dentro do Congresso, o ministro não quis comentar: “Num momento oportuno eu vou me pronunciar”, disse.
Barbosa comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite desta quarta-feira. Com sua saída, o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumirá a cadeira.
Radar Online