Pesquisa revela que João Pessoa está entre as piores capitais do país em transparência pública

EXCLUSIVO: As capitais brasileiras, na grande maioria, vão mal no quesito transparência orçamentária, fundamento básico da democracia que permite ao cidadão fiscalizar os gastos públicos. Pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra que 70% das 27 capitais estaduais obtiveram classificação “péssima”, “ruim” ou “medíocre”. Nenhuma alcançou nota excelente, acima de 80 pontos. Apenas oito tiraram nota entre 60 e 75, considerada “razoável”, numa escala de zero a cem. Capital da Paraíba, João Pessoa é a quarta pior do país neste quesito.

Conforme a pesquisa, 12 capitais tiveram desempenho “medíocre” (41 a 58), João Pessoa e outras três capitais alcançaram nota “ruim” (de 31 a 37) e três tiveram classificação “péssima” (de zero a 10). Os melhores índices foram para Curitiba (75,9) e Porto Alegre (75), enquanto Teresina e Macapá ficaram na lanterna, com nota zero.

A pesquisa foi realizada com base em dois indicadores: na investigação direta no portal da prefeitura de cada capital e num questionário aplicado a profissionais de diferentes áreas sobre a qualidade de transparência do orçamento local. O estudo mostra também que a falta de transparência é um traço comum a todos os partidos, sejam de esquerda ou de centro e direita.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra