RepórterPB
O deputado estadual João Gonçalves informou que ainda não cogita deixar os quadros do PEN, o Partido Ecológico Nacional, presidido na Paraíba pelo deputado Ricardo Marcelo, dirigente da Assembléia Legislativa. Mas Gonçalves opinou que o acordo inicial firmado pelo partido no sentido de respeitar posições individuais de cada parlamentar estaria sendo desrespeitado. Acrescentou que a legenda também tem se reunido sem convidá-lo para participar dos encontros mas admite que tem colaborado para a criação de uma nova legenda e que isto não está sendo encarado com bons olhos por integrantes do PEN.
A explicação do parlamentar para o fato de colaborar com a criação de uma nova legenda é de que tem formação democrática. Lembrou que quando estava filiado ao PSDB participou da criação do PSD e nem por isso sofreu represálias no ninho tucano. A queixa de alguns filiados do PEN é de que Gonçalves está cometendo infidelidade partidária por ter participado de reunião para a criação do Partido Liberal Brasileiro, PLB, na qual chegou a discursar, defendendo os princípios da agremiação. Há uma cobrança para que Gonçalves também defina posição sobre sua relação com o governo do Estado, pela circunstância de votar, às vezes, favoravelmente a matérias do Executivo, contrariando orientação expressa da direção do Partido Ecológico a respeito.
João Gonçalves ingressou no PEN após deixar os quadros do PSDB em 2012. Juntamente com ele, mais oito deputados de várias legendas ingressaram na nova agremiação, tornando o PEN detentor da maior bancada na Assembléia Legislativa. Quando esteve filiado ao PSDB, Gonçalves ganhou a indicação para concorrer à prefeitura de João Pessoa em 2008, mas foi derrotado nas urnas pelo atual governador Ricardo Coutinho que, na época, buscava a reeleição. As reclamações sobre sua situação no PEN são recíprocas, o que levou o parlamentar a declarar: “Eu estou bem com o PEN. Só não sei se o PEN está da mesma forma”. Frisou que apesar de estar participando da criação do PLB não tem interesse algum em ingressar nessa legenda.
– Não tenho pretensão de mudar, como também não tinha desejo de sair dos quadros do PSDB. Deixei a legenda tucana devido à falta de correção comigo durante a disputa pela prefeitura municipal de João Pessoa. Vim para o PEN na base de um entendimento, pelo qual voto do jeito que entender a respeito de matérias encaminhadas pelo governo estadual. Entretanto, infelizmente, o pacto está sendo desrespeitado – argumentou o parlamentar.
João Gonçalves foi eleito, ontem, presidente da Comissão Administração instalada pela Assembléia Legislativa. Além da Comissão de Administração, foram instaladas a do Serviço Público e Segurança, Educação, Cultura e Desportos e Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente. Para esta última, o deputado Anísio Maia, do Partido dos Trabalhadores, foi eleito presidente, ficando Domiciano Cabral, do Democratas, como vice-presidente. Integram ainda a referida Comissão os deputados Athaydes Mendes (Branco), do PEN, Iraê Lucena, do PMDB, e Eva Gouveia, do PSD.