JOÃO AZEVEDO AFIRMA: O GOVERNADOR INVESTIU MAIS DE 13,6 MILHÕES EM OBRAS HÍDRICAS PARA TODO O ESTADO.

joaoazevedo1

 

O Secretário de Recursos Hídricos da Paraíba João Azevedo, em entrevista ao programa Fogo Cruzado da Rádio Sanhauá fez um balanço das obras realizadas em 2013. Adutoras que ultrapassaram 700 km. As adutoras de São José, Boquerão e Pocinhos estão em andamento. “São adutoras que quando chegar as águas São Francisco vão facilitar a distribuição para os municípios.”

As metas de 2013 foram atingidas. “A maior obra realizada do nordeste, tirando o Rio São Francisco, foi a do Canal de Acauã.”
De acordo com o secretário, a previsão da chegada das águas do Rio São Francisco na cidade de Monteiro é para Junho de 2015. Isso faz parte do Programa de Distribuição de Águas do governo. “Além disso, o projeto para a transposição do Rio Piancó está em Brasília para ser aprovado.”
Azevedo afirmou que algumas obras estão paradas porque os recursos federais não estão sendo repassados. “Se houver atraso nos recursos, há atraso nas obras. São 60 milhões de reais que estamos para receber da presidente Dilma. Esse dinheiro era para ter sido transferido no dia 30 de novembro e existe uma previsão de que a transferência desses recursos será feita no dia 31 de dezembro. As obras que fazem parte do PAC, não terão contingenciamento de recursos.”

Com relação a obra da Barragem de Pitombeira em Alagoa Grande, João falou que tem extrema importância. Ficou parada um tempo por conta das chuvas e depois foi retomada. “O dono da empresa prestadora de serviço faleceu e a empresa ficou com problemas. Devido a este incidente, vai haver uma rescisão de contrato e outra será chamada. Assim que o trabalho for recomeçado, o serviço será concluído em 120 dias.”

A meta para 2014 será a conclusão de 7 barragens que foram iniciadas em outros governos e não foram concluídas. Além, claro, da transposição das águas do rio São Francisco e São Pedro. “São mais de 13,6 milhões de reais envolvidos em obras hídricas como canais, adutoras, esgotamento sanitário e barragens.”