A Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, com duas emendas do deputados Janduhy Carneiro (PEN), proposta do Governo do Estado de criar uma Corregedoria Geral de Segurança Pública na Paraíba.
O deputado Janduhy afirmou que defende a escolha de uma lista tríplice para a indicação do novo corregedor geral por parte do governador Ricardo Coutinho (PSB). Para Janduhy, é preocupante a criação da super corregedoria, pois a pessoa que seria nomeada em cargo de confiança pelo governador, não seria sabatinada pelos parlamentares, tão pouco pela comissão de direitos humanos do Estado, o que poderia comprometer os trabalhos do órgão.
A corregedoria deve funcionar como unidade superior de controle disciplinar interno dos órgãos que relacionam a segurança pública. Na prática, as emendas de Janduhy Carneiro trazem modificações no texto original e impedem a criação da Super Corregedoria, como pretende o Governo. Segndo o deputado, isso feriria o princípio da autonomia entre os órgãos.
Confira o áudio:
[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2012/11/MATERIA-THIAGO-JANDUHY-CARNEIRO-14-11-12.mp3]