Ipespe aponta Reginaldo com 46% em Santa Rita

O JORNAL DA PARAÍBA divulga hoje a pesquisa de intenção de voto sobre a corrida para a Prefeitura de Santa Rita. Em um levantamento feito pelo Ipespe, Reginaldo Pereira (PRP) aparece na frente, com 46%. O segundo colocado, Adones Gomes (PMDB), obteve 24%. A diferença é de 22 pontos. Na terceira posição aparece José Silva (PSOL), com 3%. Votos brancos e nulos somam 11% e não sabem ou não responderam, 15%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o número 00029/2012. O levantamento ouviu 500 eleitores de Santa Rita no dia 25 de julho. A eleição no município contava com quatro candidaturas registradas na Justiça Eleitoral, mas teve a desistência de José Paulo (PTB).

Na pesquisa espontânea, os números revelam que Reginaldo Pereira seria eleito com 36% das intenções de voto. Sem nunca ter vencido uma eleição, ele disputa pela quarta vez a Prefeitura de Santa Rita. Seu principal adversário, Adones Gomes, está com 16%, seguido de José Silva, com 2%. Na espontânea, 37% dos eleitores não definiram seu voto e 9% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

Instituto Ipespe aponta vitória de Reginaldo em Santa Rita

A pesquisa quantitativa do Ipespe sinaliza uma forte tendência de vitória do candidato Reginaldo (PRP).

Na espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, Reginaldo já garantiu 36% de votos, contra 16% de Adones (PMDB). Verifica-se que a soma dos dois outros adversários totaliza apenas 18%, o que dá a Reginaldo o dobro em relação aos outros candidatos; deve se registrar, entretanto, que 37% dos eleitores declararam-se indecisos.

Quando se analisa a intenção de votos da estimulada, em comparação com a pesquisa espontânea (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores), o percentual dos indecisos cai para 15%. Essa diferença se distribui de forma um tanto desigual, porque Reginaldo cresceu um pouco mais, saltando de 36% para 46%, enquanto Adones passou de 16% para 24%. Mesmo considerando a possibilidade teórica de todos os indecisos votarem em Adones, o candidato obteria 39% dos votos, não alcançando seu adversário.

Pode-se questionar quanto à possibilidade de crescimento dos candidatos menos votados, face ao grande percentual de eleitores indecisos. Essa questão nos remete à análise dos percentuais de rejeição. Nesse indicador, Adones, o segundo mais votado na espontânea e na estimulada, recebeu 31%, contra 24% de Reginaldo, enquanto José Silva (PSOL) chega ao patamar de 36%. A conclusão que se impõe é que Reginaldo é o candidato que tem mais espaço para crescer junto aos eleitores indecisos.

Outro indicador significativo é a percepção da população sobre quem deverá ganhar as eleições, no qual percebe-se que uma grande maioria dos eleitores sente, em seu inconsciente coletivo, que Reginaldo deverá ser eleito prefeito de Santa Rita, com uma votação em torno de 55% dos votos de urna, contra 19% recebidos por Adones. Constata-se que uma parcela dos eleitores que declaram que votariam em Adones (24%, conforme a consulta estimulada) acha que Reginaldo será eleito prefeito de Santa Rita.

A análise qualitativa dos índices da pesquisa do Ipespe não nos deixa dúvidas em afirmar que se registra a tendência de uma fortíssima probabilidade de vitória para Reginaldo, enquanto a possibilidade dos demais é meramente teórica.

Do Blog com Jornal da Paraíba