Marcos Tavares

A expressão árabe que nomeia essa coluna significa, livremente, “se Deus quiser” ou “ se Alá o permitir”. Queira Deus que Alá não permita que o Egito torne-se mais uma república islâmica onde o xiismo seja a tônica do regime com todo seu cerceamento e atraso. Não que o Islã seja uma religião danada, danados são os fiéis ortodoxos que interpretam o Corão ao pé da letra e querem impor ritos e tradições medievais num mundo que vive o século vinte e um. Mulheres com xador, amputação de mãos e total submissão da esposa ao marido são pérolas dessas repúblicas que atemorizam o mundo.

O atual governo do Egito não esconde sua simpatia pelo lado mais obscuro do islamismo e tenta, através de decretos e legislação, implantar um Estado totalitário e teocrático, no qual o clero tem a palavra final. O problema é que o mundo olha para o Egito, não pelas causa pirâmides nem pela sua milenar cultura, mas pelo Canal de Suez rota estratégica tanto para a guerra, como para a paz, e que, se dominada por muçulmanos fanáticos, vai impor embaraços ao Ocidente já escaldado com a experiência do Irã e Iraque.

O povo egípcio anseia por liberdade e por isso depôs seus governos corruptos, mas as facções xiitas aproveitaram o vácuo no poder e querem se apossar de mais um país, que serviria completamente a Alá na sua forma mais ortodoxa. A revolução chega às ruas e os conflitos se estabelecem entre moderados e radicais, cada qual querendo o controle da administração. Vizinho de Israel, o Egito é um líder no mundo árabe e, para onde ele pender, levará aliados e simpatizantes. Por isso, o mundo assiste, entre aflito e assustado, mais essa guerra religiosa instalada no Oriente.

Rio Cheio
Bem que dizem que contra rio cheio e implicância não adianta nadar. Nem mesmo a fiscalização da prefeitura, que emitiu parecer satisfatório sobre as obras realizadas no Rio Jaguaribe, teve o dom de agradar o deputado Anísio Maia.
Ele continua a investir contra moinhos de vento e acusa a prefeitura de não ter sido rigorosa na sua investigação e, de quebra, fustiga a Sudema por ter concedido licença ambiental para a obra.
Deve haver algo de muito sério para essa ira ecológica de Anísio, que não recua nem diante de fatos, nem de argumentos.
Consciência
Romero Rodrigues, pelo sim e pelo não, preferiu não desafiar os poderes da consciência.
Assim, garantiu que vai ajudar financeiramente a realização do Encontro Pela Nova Consciência mesmo sem determinar valores.
Esse povo esotérico quando roga praga é fogo!
Violência

Não há como deter a violência contra bancos e agências de Correios pelo interior paraibano.
Mais duas agências são explodidas por marginais que ignoram solenemente a polícia.
Divino
Dizem que a perspectiva da morte aproxima o homem de Deus. Não deu outra. O Cerimonial do Palácio da Redenção realiza cerimônia ecumênica de Ação de Graças pelo final feliz na queda do avião governamental.

Ressuscitado
Graças ao TJ, o polêmico projeto que autoriza o empréstimo da Cagepa voltará na Assembleia.
O Governo vence a briga judicial de agora deve mostrar músculos na briga legislativa.

Delírio
Segundo notinhas na imprensa, o nosso prefeito Cartaxo quer fechar o anel interno da Lagoa aos carros e transformar o local numa espécie de Central Park.
Não se comentou sobre a neve, se vai ser importada ou não.

Prestígio
Ruy Carneiro não deve ganhar um concurso de simpatia na Câmara Federal.
Ele insiste no projeto que derruba o décimo quarto salário dos parlamentares.

Tamanho
É grande a confusão que o vereador Santino arrumou com os funcionários do seu gabinete. Ninguém recebeu salários, dizem, por conta da inação de uma irmã do parlamentar.
Frases…

Programação – Locutora não é garota de programa. Não confunda.
Monetária – Bancos emprestam dinheiro dos outros a você e ficam com o lucro.
Muy Amigo – O melhor amigo dá um excelente inimigo.