Um documento emitido pela Subgerência de Estatística da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba comprova que os índices usados pelo governador Ricardo Coutinho para constranger o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego durante audiência na última quarta-feira, no Palácio da Redenção, referem-se, na verdade, às taxas de aprovação, repetência e abandono das escolas da rede estadual de ensino de Campina Grande.
Os dados estão contidos no Relatório de Rendimento Escolar no Ensino Fundamental de Campina Grande, que contém as taxas de aprovação, reprovação e abandono das redes estadual, municipal e privada da cidade (Fonte: MEC / INEP / DEED / Subgerência de Estatística / Secretaria Estadual de Educação da Paraíba – SEE-PB) e referem-se ao Censo Escolar da Educação Básica – 2009 (dados coletados em 2008), o último a constar com dados consolidados (ver documento anexo).
Segundo o levantamento, as escolas da rede estadual de ensino de Campina Grande apresentaram uma taxa de aprovação de 64,5%; taxa de reprovação de 20,4% e taxa de abandono de 15.0%. Estes foram os dados apresentados pelo governador, na audiência, como sendo referentes às escolas da rede municipal de ensino. Equivocadamente, claro.
O documento mostra os dados reais da rede municipal, que foram apresentados pelo Secretário de Educação Flávio Romero durante explanação à imprensa: taxa de aprovação de 76,2%, taxa de reprovação de 14,4% e taxa de abandono de 9,4%. O documento também apresenta as mesmas taxas para a rede privada de Campina Grande: aprovação de 95,3%, reprovação de 4,1% e abandono de 0,6%.
Com isso, segundo informou na manhã desta quarta-feira (27) o Secretário Flávio Romero, fica comprovada a má fé do governador em se utilizar de dados inverídicos para causar constrangimento ao prefeito Veneziano e a toda a cidade. “É inacreditável que um governo possa se utilizar de dados errôneos, forjados ou coisa parecida para constranger uma cidade. Lamentável”, disse o Secretário.
O documento, ao qual a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande teve acesso, é publico e pode ser solicitado pro qualquer cidadão, diretamente na Secretaria Estadual de Educação.