Polêmicas

Ibope e Ipespe acertaram o prefeito vencedor

No primeiro turno das eleições de 2012, a Rede Paraíba de Comunicação contratou o Ibope e o Ipespe para realizar pesquisas de intenção de voto. O Ibope realizou três pesquisas em João Pessoa e três pesquisas em Campina Grande. O Ipespe, ao todo, realizou 20 pesquisas durante o primeiro turno, aplicadas nos principais municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. Em cada um destes municípios, o Ipespe realizou duas pesquisas.

Nos quadros abaixo, é possível comparar os resultados oficiais apurados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com os resultados prognosticados pelo Ibope e Ipespe, na última pesquisa realizada antes do pleito, e conferir a diferença entre os dois resultados. As diferenças que excederam a margem de erro de cada pesquisa, para mais ou para menos, estão indicadas na cor vermelha. As que se encontram dentro da margem de erro das pesquisas, estão assinaladas na cor amarela.

Em todas as dez cidades, o Ibope e o Ipespe acertaram o candidato vencedor do pleito. O índice de acerto dos dois institutos foi de 100%.

Os dois institutos também acertaram a maioria dos prognósticos feitos para cada candidato. “O Ipespe acertou 27 num total de 37 prognósticos realizados nos 10 municípios, apurando-os dentro da margem de erro das pesquisas”, comenta o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima. A destacar que a distância em dias entre as datas de realização das entrevistas de campo e a data do pleito – 7 de outubro – são significativas no caso do Ipespe e que, apesar disso, o instituto acertou em cheio os ganhadores, bem como apurou a maioria dos resultados dentro da margem de erro.

“O Ibope, por sua vez, errou apenas dois prognósticos, dos 12 realizados nas pesquisas de João Pessoa e Campina Grande”, destaca Guilherme Lima.

A Rádio Paraíba 101 FM fez ainda uma apuração paralela no dia da eleição, divulgando a evolução dos votos e a projeção do resultado da eleição de João Pessoa entre 17 e 18 horas, quando os números oficiais ainda eram incipientes. O processo paralelo foi encerrado às 18h, com cerca de 75.000 votos apurados. Com base nessa amostragem, a Rádio Paraíba 101 FM projetou que o candidato Luciano Cartaxo venceria o pleito, fazendo 38,49% dos votos válidos. O percentual final do candidato, informado pela apuração oficial, foi de 38,32% dos votos válidos, uma diferença de apenas 0,17% para menos do resultado projetado pela rádio