Um grupo de profissionais contratados temporariamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, do Rio Grande do Norte, para trabalhar na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS está participando desde ontem, 20/11, de uma capacitação, no Centro de Treinamento Parque da Mata do SESI, em Rio Tinto.
A programação foi aberta pelo superintendente Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Rogério Henrique da Costa Campelo, e teve a participação por videoconferência da coordenadora do Instituto, Marina Ferreira Águas, diretamente do Rio de Janeiro. Ambos apresentaram a pesquisa, a importância da coleta de dados e desejaram sucesso aos profissionais que trabalharão na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, que tem o objetivo de avaliar níveis e tendências de fecundidade, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, amamentação e outros determinantes próximos da fecundidade, como proporção de mulheres casadas e/ou em união e duração da amenorréia pós-parto.
A PNDS busca ainda estudar a saúde materno-infantil, mortalidade materna, DST/AIS, gravidez, assistência pré-natal e parto, principais causas de doenças predominantes na infância (diarréia e infecções respiratórias), imunização, estado nutricional e acesso à água e esgotamento sanitário. A pesquisa investiga, ainda, intenções reprodutivas e necessárias não satisfeitas de anticoncepção.
O treinamento é realizado por 4 instrutores servidores do IBGE do Rio Grande do Norte, e é voltado para 26 profissionais que atuarão como agentes de Pesquisa e Mapeamento, nas agências de Coleta do órgão, no RN. Até a próxima sexta-feira, 24/11, ocorrerá o treinamento com apresentação teórica e a simulação em oficinas de coleta de dados da PNDS.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba