Polêmicas

Hospital de Cabedelo deve voltar a atender após vistoria do CRM

crmpb
O Conselho Regional de Medicina (CRM) realizará viatoria no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, em Cabedelo, nesta sexta-feira, 11, para definir se permitirá o retorno dos atendimentos nos setores de urgência e emergência.

O hospital foi interditado na última quarta-feira (10) pelo CRM devido a infiltrações e alagamentos na unidade hospitalar. Por hoje, mesmo com a recomendação do Ministério Público de retorno do atendimento, os médicos continuam com os trabalhos suspensos. A informação foi repassada pelo 1° secretário do CRM, Roberto Magliano de Moraes.

Ele esteve reunido na manhã desta quinta-feira (11) com o secretário de saúde de Cabedelo, Jairo Gama, o diretor técnico do hospital, XX Dantas, o presidente do CRM, João Medeiros e o vice-corregedor do CRM, Wilberto Trigueiro. O encontro foi solicitado pelo secretário de saúde que apelou pelo cancelamento da interdição ética determinada pelo CRM. A alegação é que este é o único hospital da cidade e a reforma é necessária.

“Não é intenção do CRM manter hospital fechado, mas todas as vezes que o exercício da profissão estiver em risco tanto para o paciente quando para o profissional, o Conselho tem que intervir e foi o que fizemos quando constatamos as infiltrações”, explicou o Roberto Magliano Moraes.

Na reunião, o secretário de saúde de Cabedelo assegurou que, temporariamente, vai colocar uma lona no teto do setor de urgência e emergência, que resolverá o problema da infiltração até a obra ser concluída. Com a garantia, o CRM fará uma vistoria nesta sexta-feira (12) e deverá libera o setor.

O Conselho esclarece que, caso ocorra, a liberação é apenas para a urgência e emergência. Os demais setores continuam interditados e sem atendimento.

No final da tarde de ontem (10), Ministério Público Estadual (MPE) recomendou a manutenção do atendimento no Hospital, com todo o seu quadro de médicos e plantonistas, até a próxima quarta-feira (17), quando deve ser realizada nova reunião entre os órgãos competentes.

Jornal da Paraíba