Homens e animais, revisitados

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JOÃO PEREIRA COUTINHO

Dissecar animais em praça pública, como aconteceu no passado, seria impensável nos dias de hoje. Ainda bemRecebi centenas de e-mails na semana passada por causa de um texto sobre os “direitos dos animais” (“Homens e animais”, 22/10). Escuso de esclarecer que a maioria não foi simpática.

Com verdadeiro espírito humanista, muitos dos defensores dos animais desejaram-me doenças que eu, um hipocondríaco confesso, nem sabia que existiam. Sem falar das inevitáveis ameaças de morte, sempre antecedidas de tortura (lenta).

Agradeço a gentileza e espero ansiosamente pelo dia em que o mundo será governado pelo espírito tolerante dessa gente. Para os restantes leitores, que insistiram em seis perguntas recorrentes (e civilizadas), aqui vão respostas civilizadas:

1 – Se é possível fazer pesquisa sem animais, como justificar o uso dos bichos?

Infelizmente, não é possível fazer todo o tipo de pesquisas sem usar animais. Verdade que a ciência evoluiu imenso e a pesquisa “in vitro” (usando células em laboratório, algumas das quais humanas) e “in silico” (com computadores) tem ocupado as pesquisas “in vivo”. Mas, para certas patologias, e sobretudo para se obterem respostas precisas a farmacologias várias, é necessário o uso de organismos vivos com certo grau de complexidade (o que exclui, por exemplo, moscas ou lesmas). Não usar animais implicaria, em muitos casos, usar seres humanos –ou, em alternativa, frear o progresso científico.

2 – Os animais dos laboratórios são tratados cruelmente.

Uma absoluta falácia. Os animais domésticos são, muitas vezes, tratados cruelmente. Animais de laboratório são, como o nome indica, seres vivos criados em ambiente controlado (temperatura, som, conforto, comida etc.) de forma a infligir o menor sofrimento possível. É claro que algumas experiências implicam dor ou desconforto. Mas o uso de animais em laboratório está submetido a legislação rigorosa, na qual os “limites de severidade” são cada vez mais apertados.

Dissecar animais em praça pública, como aconteceu no passado para conhecer o sistema circulatório (um feito que fez a medicina avançar vários séculos), seria impensável nos dias de hoje. E ainda bem.

3 – É legítimo usar animais para testar cremes e batons?

Não é legítimo e deve ser severamente punido. Na Europa, já é desde março deste ano. Mas a discussão do artigo lidava com pesquisa médica, não estética. Confundir ambas revela ignorância ou má-fé.

4 – Todos os ativistas dos “direitos dos animais” estão errados?

Pelo contrário: a ciência deve muito aos ativistas razoáveis dos “direitos dos animais”, que contribuíram para que a ciência “humanizasse” o seu trato com os bichos.

Os defensores razoáveis dos “direitos dos animais” legaram à ciência o desafio dos “três R’s”: “to reduce” (reduzir, sempre que possível, o número de animais em laboratório); “to replace” (substituir, sempre que possível, o uso de animais por outra alternativa –estudo de células ou simulação computacional, por exemplo); e “to refine” (refinar, sempre que possível, a forma como a pesquisa é feita –uso de anestésicos e analgésicos quando o desconforto é previsto; criação de um ambiente confortável e estimulante para os animais etc.). O diálogo entre cientistas e “eticistas” deve por isso continuar.

5 – Você não gosta de animais e por isso defende o uso deles pela ciência?

Não pretendo tornar a discussão pessoal. Mas gosto de animais, tenho animais e até já escrevi sobre todas as lições “filosóficas” que aprendi com o meu gato.

6 – Todas as vidas são sagradas e nenhum animal deve ser sacrificado para nosso benefício.

Quem parte dessa premissa encerra o debate mesmo antes dele começar. Infelizmente, não tenho essas certezas –e, como onívoro, é evidente que continuo a usar os animais como fonte principal de alimentação. Sobre a “sacralidade” da vida, confesso uma certa paralisia agônica com certos cálculos utilitaristas mesmo em relação à vida humana (para mim, a mais importante).

Se, por hipótese, fosse possível salvar 10 milhões de pessoas gravemente doentes pelo sacrifício em laboratório de dez indivíduos, valeria a pena matar esses dez inocentes?

Instintivamente, direi que não e ficarei feliz com as minhas vaidades deontológicas. Pensando friamente, não sei se diria não –e que Deus, ou o sr. Kant, me perdoe. Porém, se a vida de 10 milhões de pessoas dependesse da vida do meu gato, não haveria hesitação alguma. FOLHA DE SP