Hackers invadem e tiram do ar site da PMJP

O site da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foi invadido e tirado do ar por supostos hackers na noite desta quarta-feira (29). O fato foi registrado por volta das 21h e logo percebido por vários internautas.

A página principal do site da PMJP foi substituída por uma tela negra com diversos caracteres e o desenho de um pinguim -todos na cor verde-.

Os hackers intitulados ‘Brlo0ping‘, estão ligados aos mais conhecidos ‘Script.net‘, ‘duD1z‘, ‘Queda de faraó‘ e ‘INF3CT3D‘, todos assinaram a autoria do ataque. Eles ainda se referiram ao Brasil, ao final da página, como o ‘País da Desigualdade‘ e deixaram um endereço para contato: [email protected].

Outros casos

Na última semana hackers ligados à organização LulzSecBrazil divulgaram dados do prefeito Gilberto Kassab e da presidente Dilma Rousseff, outro grupo reivindicou a autoria de um suposto ataque a centenas de sites de prefeituras do interior do País. Trata-se do Fatal Error Crew, organização brasileira que já assumiu a autoria de ações que resultaram até na derrubada da página do Palácio do Planalto na internet, no dia seguinte à posse de Dilma.

A ação da quinta-feira (23) teve como alvo pouco mais de 500 sites, a maioria de prefeituras, mas também de entidades como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O Estado constatou que diversas páginas das prefeituras listadas pelo grupo – mas não todas – ficaram fora do ar durante a maior parte do dia.  Por mensagens no Twitter publicadas durante a tarde, os hackers se vangloriavam de ter derrubado sites de “ladrões”.

Investigações

A PMJP ainda não se pronunciou sobre o ataque dos hackers nem ao menos informou se irá ou não acionar autoridades policiais para abrir investigações oficiais.

Em relação as invasões e ataques de hackers a sites ligados ao governo brasileiro a  Polícia Federal iniciou investigações e decidiu não divulgar detalhes do processo para não prejudicar os trabalhos.

Do Blog