Gutemberg Cardoso: Uma homenagem às entidades que resistem aos ‘mandos e desmandos’ do Governo Ricardo Coutinho

Já tive a oportunidade de comentar que o governador Ricardo Coutinho põe medo nos paraibanos e que se conta nas mãos os que têm coragem de enfrentá-lo e não se dobram às suas decisões até as ações do seu aliados que, as vezes, ele usa para intimidar. Já disse que os detentores de cargos e postos importantes neste Estado.

São poucos os que não se dobram aos caprichos do Governador, faço este registro para pontuar um organismo, que se estabeleceu com resistência para dar vez, dar voz e também contrapor o que vem da máquina do Governo, tentando atropelar a tudo e a todos, com a mídia do Estado.

Quero falar das duas frentes, primeiro o Poder legislativo, todos nós, somos testemunhas de que, quase que permanentemente o Parlamento, era uma sucursal do Poder Executivo. Lembra dos antigos presidentes que faziam de tudo, a tribuna e a mesa diretora da Casa eram transformadas em uma secretária do governo, aberta e escancaradamente. Agora não, está a postura de independência do Poder Legislativo, capitaneado pelo presidente Ricardo Marcelo e vários outros legisladores que dignificam o parlamento paraibano.

Registre-se também nesta frente que os deputados do Governo têm feito a sua parte, em provocar debates para fazer o contraponto, e como é bonito ver esses debates quentes e acalorados que acontecem em nosso Parlamento, em que não se tem aquele domínio do Governo. A gestão atual até tem maioria, mas não impõe de goela abaixo de todo mundo o que quer.

A outra frente é o Fórum dos Servidores que, de tanto ser vítima das ações do Governo, decidiram se organizar e montar uma trincheira de resistência e de luta para enfrentar o Governo. São uns heróis, os que integram este fórum porque são vítimas de perseguição, de retaliação, de chantagem e até de tentativa de cooptação. E eles têm tido resistência, pode ter certeza das pessoas que integram este fórum.

A história da Paraíba vai pontuar essa resistência, desde o tempo do Governo Burity, que se achando o dono do mundo e tentava aniquilar a todos que discordavam dele, naquela época também teve as resistências. E os Anais da história registram, pois bem, agora nós temos este timoneiros que resistem e que se organizam democraticamente dentro do processo e da lei, para enfrentar o Governo.

Posso citar alguns nomes, mas hoje é mais que uma homenagem a essa resistência, este grupo que composto por tantas entidades, que compõem a resistência que serve de exemplo para organismos, gestores públicos, para outros chefes de poderes, que baixam as calças para o Governo vergonhosamente manchando a história das entidades que elas representam e envergonhando a Paraíba, cada um tem a sua opção de escolher o que fazer, é o jogo democrático, mas a história vai julgá-los por essas omissões.

E já disse, Ricardo Coutinho faz, desfaz, manda e desmanda, pela fraqueza destes que são a maioria, mas graças a Deus, que tem quem resista em nome da maioria dos paraibanos.