Como era de se esperar, a reação dos petistas de Brasília até Coxixola, do Oiapoque ao Chuí, é de revolta porque nem eles acreditavam que seus mais proeminentes quadros estivessem hoje trancafiados hoje na Papuda de Brasília, o presídio famoso da Capital Federal. Eles imaginavam que essa protelação, essa enganação, iria arrolar e eles nunca viriam o sol nascer quadrado.
Passando-se os dias, vão caindo na real, estão presos e vão ter que pagar a pena por usar o dinheiro público para corromper políticos. Falta agora, a segunda leva da corrupção. Os corruptores estão na cadeia, faltam agora os corrompidos, os ex-deputados foram comprados.
Você já imaginou se fossem para a cadeia, nesse País, todo político que fosse corrompido e o que corrompe? Isso na esfera dos municípios e do estado… Teríamos que fazer uma cadeia gigantesca, do tamanho de 200 maracanãs e ainda seria pouco porque a gente sabe que no dia a dia prefeito compra vereador e vereador se vende a prefeito. No estado, a gente sabe que nessa nação é difícil encontrar onde não tenha havido esse tipo de corrupção, a compra da consciência, a compra do voto, a compra de parlamentares. O que ocorre é que no município e estado não tem justiça para colocar na cadeia quem faz essa prática.
Acontece que os petistas agora querem encontrar saídas, justificativas para tudo que está acontecendo com a prisão dos seus integrantes. Agora tem que se conformar, terão que cumprir as sentenças, a justiça foi feita, se querem encontrar, agora, e por na cadeia o mensalão dos tucanos, que façam. É correto cobrar que a justiça seja feita também naquele caso.
Se estão temendo que Joaquim Barbosa poderá ser político, qual é o problema? Ele foi e está sendo corajoso. O que o PT precisa fazer é virar esta página, se os corruptos estão na cadeia, os demais integrantes do partido que não se sujaram nessa lama precisam prevalecer, assumir e tirar exemplo dessa decisão. Não há outra coisa mais a fazer.
Tudo bem se houve exagero, pirotecnia… Qual é o problema? A mesma omissão que os petistas exerceram quando aconteceram prisões de outros políticos, eles nunca reclamaram em defesa. Tem que aceita e conviver com os seus quadros na cadeia, prisão aberta, semiaberta, fechada, cada um tem sua pena. Mas tem que cumprir!
A sociedade brasileira está de alma lavada, não tem exemplo igual para o mundo, só mesmo o caso da Itália em que engravatados foram para a cadeia e ainda hoje estão presos. Esperamos que aqui no Brasil eles cumpram a pena até o fim e que outros não ousem fazer o mesmo porque o Brasil está mudando.