Greve do Fisco ameaça vendas do Natal na Paraíba

A greve do Fisco paraibano, deflagrada há 36 dias, está ameaçando as vendas do Natal no Estado, devido às dificuldades que os distribuidores estão tendo para escoar suas mercadorias na Paraíba.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Tito Motta, o problema ameaça o abastecimento das lojas e, consequentemente, as vendas de final de ano, principal época de faturamento para o setor.

Motta afirma que o processo para liberar as cargas está ainda mais demorado nos últimos dias e é preciso que haja a celebração urgente de um acordo entre o Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional Servidores Fiscais Tributários (Sindifisco) e o governo para evitar prejuízos no comércio.

“Só está sendo autorizado o descarregamento dos caminhões na presença de um auditor fiscal. Várias empresas de transporte estão sendo prejudicadas. Alguns proprietários nos relataram, ontem, que estão com carretas lacradas desde o dia 2 de novembro”, denuncia.

Quem comprou recentemente carro novo também reclama que não está conseguindo emplacar os veículos, devido à greve da categoria. O comerciante Francisco Barbosa, de 36 anos, disse que já procurou o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) durante três dias seguidos, mas quando chega o atendimento já tem sido encerrado, devido ao limite de 30% de servidores.

O presidente do Sindifisco- PB, Victor Hugo, afirma que o movimento segue por tempo indeterminado e que, no momento, não há nenhuma assembleia agendada nem rodada de negociações com o governo prevista. Ele garantiu, entretanto, que o percentual de 30% dos servidores está sendo garantido. O sindicato reivindica o pagamento imediato da Lei do Subsídio, que equivale a 9,5% de reajuste salarial e diz que não houve nenhuma contraproposta do Estado.

O governo do Estado, por sua vez, diz que não tem condições de conceder reajuste neste momento e que os agentes fiscais serão beneficiados juntamente com os demais servidores estaduais em janeiro, quando será concedido reajuste geral para todo os servidores públicos do Estado.

Do Blog com JP OnLine