Governo reúne prefeitos amanhã no Centro de Convenções

1NNLQ-1
O governador Ricardo Coutinho lança nesta segunda-feira (17) o terceiro edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, às 10h, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Desde o início desta gestão, foram liberados mais de R$ 200 milhões em recursos para projetos de diversas áreas como Educação, Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Humano, Agricultura, Geração de Emprego e Renda, além de outras demandas. A iniciativa beneficiou 97,7% dos 223 municípios paraibanos, melhorando os indicadores sociais das cidades.
O secretário de Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, explicou que os projetos aprovados recebem recurso estadual. A contrapartida municipal deixa de ser financeira e passa a ser solidária, com o objetivo de melhorar os indicadores sociais. “Com o pacto, o Estado conseguiu elevar, por exemplo, o número de matrículas do ensino fundamental e infantil nas cidades. A taxa de analfabetismo também vem reduzindo a cada ano”, citou. “Só entre o edital do pacto de 2013 e esse que será anunciado, teremos quase 70 novas escolas da rede municipal em toda a Paraíba, feitas com recurso exclusivos do Estado. Oferecemos projeto de engenharia e as prefeituras seguem o nosso padrão”, acrescentou.
Para cobrar a contrapartida dos municípios, o Estado possui um diagnóstico dos indicadores sociais de cada cidade. Essa radiografia aponta os problemas mais acentuados da população nas diferentes regiões da Paraíba. “Com o estudo, sabemos de todas as dificuldades e chamamos o prefeito para a contrapartida. Por exemplo, para cada ônibus entregue pelo Estado, a prefeitura melhora um indicador, contando com nossa orientação para fazer tais correções”, esclareceu Ludgério.