Polêmicas

Governo quer ministro na disputa

foto1

Arimatea Sousa

Três concorrentes 

Os promotores de Justiça Ádrio Nobre Leite, Bertrand Asfora e João Arlindo oficializaram ontem a entrega dos seus cargos ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Vão disputar o comando do MP na Paraíba, em agosto.


Liberdade

Ao abrir ontem, no auditório do Fórum Cível da Capital, o Painel ´Imprensa e Liberdade Em Pauta´, promovido pelo JORNAL DA PARAÍBA, o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, assinalou que “o exercício do livre informar, sem censuras e sem tutelas de quem quer que seja, é um direito inalienável de todos os cidadãos, direito este do qual não podemos abrir mão, para construirmos uma sociedade mais justa”.

Resistência

Segundo Guilherme, “a motivação de trazer a público a pauta desse evento deve-se ao fato de que são frequentes as iniciativas que visam ao controle da atividade jornalística. Não raro, por trás desse controle, há o impulso autoritário de uma censura que se apresenta disfarçada de propósitos nobres, mas que – sob qualquer perspectiva – é uma ameaça aos valores da democracia. Nossa posição é sempre resistir e rejeitar essas pressões”.

Pouca visibilidade

Na sua intervenção, a professora Joana Belarmino, da UFPb, avaliou que “a mídia dá pouca voz ao cidadão”, e que encarava com preocupação a “violência” que é veiculada, o que resulta na prática de “abusos”.

´Doutrinação´

A docente entende que atualmente “se incute na sociedade o temor de ela vir a perder o que ela não tem, ou tem de forma limitada”, numa menção à liberdade de expressão e de imprensa.

Velocidade

“A imprensa está hoje comprimida pelo paradigma tecnológico, que enfatiza a instantaneidade; que enfatiza a convergência dos processos e das rotinas, para cada vez mais criar multiplataformas. O conteúdo jornalístico fica sobrevalorizado, mas o processo de apuração fica complicado. É aí quando a gente, enquanto mídia, pode cometer abusos, que, às vezes, são irreparáveis”, discorreu Joana.

Pluralidade

Por fim, a professora destacou que “a imprensa precisa ser livre e plural. Entendo a comunicação não como um direito do governante ou do empresário, mas como um direito de toda a sociedade”.

Sinal amarelo

Presidente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Carlos Fernando Lindemberg Neto frisou que a situação da liberdade de expressão, no Brasil, “é considerada preocupante por entidades internacionais”.

Atalho

Ele citou como exemplo “as recorrentes” demandas ao Judiciário “para proibir previamente a divulgação de informações”.

“Isso realmente é danoso e claramente contraria o que está dito na nossa Constituição”, grifou.

Dois ângulos

Para Lindemberg, “muito embora a liberdade de imprensa signifique a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida” pelo “poder estatal através da legislação”.

Sem inibir

Para o dirigente da ANJ, “os eventuais crimes praticados pela imprensa, seja qual for a plataforma tecnológica, só podem ser punidos a posteriori”.

Menção

Carlos Fernando arrematou a sua apresentação com um slogan de dois séculos atrás do jornal “Times”, de Londres (Inglaterra): “Notícia é tudo aquilo que alguém, em algum lugar, não quer ver publicado. O resto é propaganda”.

Volto oportunamente ao evento de ontem.

Se…

“… Se a oposição apresentar outro nome que nas pesquisas tenha condições melhores do que Veneziano, o PMDB está pronto para o diálogo…” (deputado Manoel Júnior, presidente do PMDB/JP).

Chegada

O juiz federal Rudival Gama do Nascimento agendou para o próximo dia 27 a posse como membro efetivo do TRE-PB.

Dádiva

Quem festeja hoje os seus 80 anos de vida é o ex-deputado e acadêmico Evaldo Gonçalves de Queiroz. Os parabéns da coluna, certamente endossados por incontáveis paraibanos.

Da boca de…

“… Vou disputar o Senado de todo jeito. A minha posição não tem mais volta, não tem como recuar…” (vice-governador Rômulo Gouveia, PSD).

Chapa majoritária

O jornal Valor Econômico (SP) informou que a coordenação política do governo federal ainda cogita a possibilidade de lançamento do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, “com o apoio do PT”, para disputar o governo da Paraíba.

Também é citada a alternativa de Aguinaldo concorrer ao Senado.
“Na juventude aprendemos, com a idade compreendemos”…