Governo não tem dono

Aline Lins

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da PMJP, Socorro Borges, foi apenas um dos presentes na solenidade no Palácio da Redenção que se sentiu desconfortável com a postura “deselegante” do governador durante seu discurso no evento com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República e o prefeito Luciano Cartaxo. Em meio a uma plateia de petistas, Ricardo dedicou seu discurso a falar do seu governo quando prefeito de JP e que teria sido o responsável pela implantação de todas as políticas para as mulheres no município, a partir de 2005. Confunde-se muito governo com gestor, quando o mérito – e o demérito – de uma gestão é de todos que integram o governo, partidos políticos, segmentos e movimentos sociais. Governo não tem dono.
A gênese
A gênese das políticas de gêneros adotadas em João Pessoa está em grande parte no PT, de onde Ricardo Coutinho vem. Além disso Douraci Vieira comandou a pasta de Políticas Públicas para as Mulheres, de João Pessoa, de 2007 a 2009, depois que a então secretária da pasta municipal, Estela Bezerra, saiu para a Secretaria da Transparência Pública.

Cabotagem
O governador Ricardo Coutinho participou, na quinta-feira, em Cabedelo, de uma reunião com representantes de sindicatos, trabalhadores portuários e moradores da cidade para falar sobre a conversa que teve com a presidente da Petrobras.


Magistrados

Começou ontem, no Fórum Cível Mário Moacyr Porto, em JP, o 18° Encontro de Magistrados Paraibanos, com o tema “Democracia, humanização e eficiência”. O evento discute até hoje o funcionamento do Judiciário da PB. A abertura contou com a presença so senador Vitalzinho (PMDB).

Jampa Digital
A CMJP realiza, na quarta-feira (14), às 15h, sessão especial sobre o “Projeto Jampa Digital”. A propositura é do vereador Lucas de Brito (DEM). Veremos os argumentos dos que apontaram a incompetência da ALPB.


“Novíssimos”

Respondendo às insinuações do governo do Estado de que os projetos apresentados pela PMJP ao Ministério do Planejamento, em Brasília, eram da gestão de Ricardo Coutinho quando prefeito, Luciano Cartaxo rebateu afirmando que os projetos são “novíssimos”. Serviu ao propósito. Mas a gente sabe que um ou outro veio ainda do planejador Luciano Agra.

Fora do páreo
O presidente do PT/PB, Rodrigo Soares, decidiu: não disputará a reeleição para o diretório. Ele quer integrar a chapa encabeçada pelo atual presidente nacional Rui Falcão. Na PB, ele vai apoiar o professor Charlinton Machado.