Governo da Paraíba corre risco de ficar sem receber recursos federais por irregularidades

EXCLUSIVO: Na última quinta-feira (23), o site do Ministério da Previdência Social trouxe a informação de que o Governo do Estado da Paraíba tinha irregularidades no equilíbrio financeiro e atuarial, com isso, estava impedido de receber qualquer recurso através de convênios com o Governo Federal. À noite, o site atualizou a situação para “em análise”.

A reportagem do Polêmica Paraíba procurou um especialista em direito previdenciário. O advogado Ênio Silva Nascimento explicou que o equilíbrio financeiro e atuarial se baseia em quatro pontos, e um deles deve ter sido descumprido.

O Polêmica Paraíba também procurou o presidente da PBPREV Hélio Carneiro. Ele explicou que a irregularidade apareceu porque a previdência do Estado paga mais do que recebe. O rombo estaria fazendo com que o Governo coloque R$ 32 milhões a mais para pagar os 26 inativos e mais de oito mil pensionista todo o mês.

Hélio Carneiro disse ainda que o Governo enviou à Assembleia Legislativa um projeto que modifica a previdência do Estado. Ele acredita que assim as contas vão se equilibrar e a Paraíba não vai correr risco de ficar sem receber o dinheiro dos convênios com o Governo Federal.

Confira o áudio:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2012/08/MATERIA-HEBERT-PBPREV-24-08-12.mp3]

A secretária de Administração do Estado, Aracilba Rocha, também conversou com a reportagem do Polêmica Paraíba e falou sobre o assunto. Ela disse que o déficit  previdenciário já existe há muitos anos. “Não há o que contestar, esse déficit já existe há muitos ano e o Estado cobre esse déficit todos os meses”, afirmou.

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2012/08/SONORA-ARACILBA-ROCHA-.mp3]