Polêmicas

Governador sobe o tom

Arimatea Souza

Menos vagas, mais disputa
O Diário de Justiça publicou ontem a Resolução nº 23.389/2013 que estabelece o número de vagas para o cargo de deputado federal por Unidade da Federação, bem como as cadeiras a serem disputadas nas Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital para as eleições de 2014.

Noutras palavras: é a subtração de duas cadeiras da Paraíba na Câmara Federal e outras seis na AL.

Teremos, portanto, uma disputa ainda mais renhida e cuidados redobrados dos candidatos nas coligações que vão integrar.
Marco
O líder do Governo na AL, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), qualificou como “um avanço importante e positivo” a declaração do senador Cícero Lucena, no final de semana, dando conta de que irá respeitar qualquer decisão partidária para 2014, mesmo que o PSDB opte por manter a coligação com o PSB.

Flertando
“Existe, a preço de hoje, um namoro”, comentou Hervázio com sutil analogia.
Ele observou ao colunista que Cícero “já vem adotando” uma postura mais tolerante com o governo estadual “há algum tempo”.

Ameno
Bezerra foi mais objetivo: “Cícero trocou as críticas duras e amargas por uma postura moderada”.
“Para um bom entendedor, meia palavra basta”, filosofou.

Reeleição
O deputado projetou que esse abrandamento do ´tucano´ certamente tem a ver com a sua disposição de tentar um novo mandato de senador, em 2014, opção que tem como precondição a existência de “harmonia no seu bloco político”.

Evoluiu
Ao comentar a nova postura de Cícero, o prefeito Romero Rodrigues acentuou que “é uma evolução. Como tudo, tem que se evoluir. Nada pode ser imutável”.

Positiva
RR entende que Cícero “fez uma reflexão positiva, porque a aliança com o PSB é importante para as eleições de 2014”.

Mobilidade
O prefeito anunciou a realização de estudos e de orçamento para a duplicação da rua Francisco Lopes (continuação da avenida Almirante Barroso), entre a ponte do Cruzeiro e o prédio local do Detran.
Desafiador
Ao tomar posse ontem (pela segunda vez) como presidente da PB-Gás, o engenheiro Frankilin de Araújo Neto disse que “presidir a PB-Gás é sempre um desafio”.

Mercadoria
“É uma empresa importante para o desenvolvimento do Estado, porque vende algo absolutamente necessário que é energia”, acrescentou Neto.

Oferta contida
Frankilin avaliou que “de certa forma, o Nordeste tem uma limitação de gás natural. Eu diria até que há uma demanda reprimida”.

Currículo
Sobre a escolha do novo auxiliar, Ricardo Coutinho contou que “várias coisas pesaram, a exemplo da experiência de Frankilin na iniciativa privada e no setor público. Já havia convidado anteriormente ele para integrar o governo. Ele tem perfil técnico e conteúdo”.

Esgotou
O governador teve que novamente enfrentar, em entrevista, as perguntas sobre o seu relacionamento com o senador Cássio: “Não posso dizer absolutamente nada mais do que já disse. Nem eu nem Cássio. Quem quiser que fique especulando. Eu tenho é que trabalhar. Nós sabemos dos nossos papéis. O que nos une é um projeto”.

Tangente
Sobre a mudança de comportamento de Cícero acerca de seu governo, RC foi evasivo e comentou que “não estou discutindo 2014 e nem ouvi declarações (do tucano). Eu só costumo opinar nas coisas que eu ouço ou leio”.

Quem responde
Diante da insistência sobre essa eventual aproximação, Ricardo foi lacônico: “Não sei. Perguntem a ele (Cícero), não a mim”.

 

Esperança perdida
Na sua passagem pelo Sertão, no final de semana, o governador foi duro com o ex-prefeito Veneziano: “Ele sempre achou que política era uma coisa que vinha de família para família. Veneziano é um jovem com a mentalidade completamente ultrapassada. Ele não consegue dialogar com nada que seja novo. Prestem atenção. Só sabe fazer a política das famílias, dos acordos, do toma-lá-da-cá”.
– Eu tinha uma esperança muito grande que aquela pessoa com idade nova pudesse ter também ideias novas. Mas não tem. O que serve aos interesses do povo não são os interesses dele (Veneziano). Essa é a nossa grande diferença – finalizou o socialista.


Não chamem para a mesma mesa Ricardo Barbosa e Carlos Dunga…