A renúncia do ex-prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena, mais conhecido como Luceninha (PMDB), continua rendendo discussões e repercussões. Na noite da última sexta-feira, algumas entidades populares do município se reuniram e decidiram realizar um protesto contra o que consideraram “um ato irresponsável” do ex-gestor. O ato público será amanhã, às 18 horas, na praça Getúlio Vargas, no Centro, tendo como lema “Pela ética, transparência na política e contra a corrupção”.
A reunião também aprovou o manifesto que reproduzimos a seguir:
RENÚNCIA DO PREFEITO: GOLPE CONTRA A CIDADANIA E O VOTO POPULAR
MANIFESTO E ATO PÚBLICO PELA CIDADANIA
A população de Cabedelo tem lutado para sair dos governos de atraso e corrupção. Depositou seu voto e esperança em um novo Prefeito eleito com a maior votação da história. Com larga experiência como Vereador, o Prefeito contava com o apoio de todos os Vereadores da Câmara e da ampla maioria da população. Como um Prefeito eleito nessas condições, em uma das cidades mais ricas do Nordeste, renuncia seu cargo com apenas 11 meses de mandato?
Essa renúncia obscura e irresponsável denigre a política, agride a cidadania, trai os compromissos assumidos e rouba mais uma vez as esperanças do povo de Cabedelo quanto ao direito de decidir sobre seu destino. Desmoraliza a sociedade quando, sem explicação plausível e aparente, o rumo da cidade passa a depender de outro projeto de governo, que a população não conhece, não participou e com o qual não firmou compromisso.
É mais um capítulo de descaso da política de baixo escalão, forjada pelo poder econômico e pseudolideranças locais e externas, que submetem os cabedelenses a um ciclo vicioso de governantes incapazes, a ponto de transformar uma das cidades mais ricas e belas desse país numa favela desmoralizada. Não conseguem reverter a riqueza orçamentária da cidade em políticas públicas e qualidade de vida para o seu povo. A corrupção, a destruição do meio ambiente, a violência e a carência da população é o que mais cresce na realidade de Cabedelo, debaixo dos olhos coniventes de quem deveria fiscalizar e punir tantas improbidades e injustiças.
As entidades que subscrevem este manifesto exige explicação das reais motivações da renúncia do Prefeito eleito de Cabedelo. Convida a população e entidades para um ato público na próxima terça feira, 26 de novembro, às 18 horas na Praça Getúlio Vargas, Centro, Cabedelo. Compareça na praça e solte sua voz. Pela ética, transparência na política e contra a corrupção.
Associação Cabedelense para Cidadania – ACICA
Paróquia São Judas Tadeu –
Camboinha Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Ensino Ciência e Tecnologia – IFPB
Clube da Melhor Idade Pôr do Sol –
Intermares Associação dos Moradores do Jardim Brasília
Associação das Marisqueiros e Pescadores de Intermares
Movimento de Luta pela Moradia – Cabedelo