O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Gilson Lira, disse que vê “com bons olhos” a declaração do Secretário Estadual de Cultura, Chico César, de que o Governo do Estado, como fez a gestão passada, vai apoiar este ano o Maior São João do Mundo. Para Gilson, a iniciativa é “um primeiro passo para ver que há sensibilidade do governo em receber o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, para a audiência que tratará, dentre outros assuntos, do apoio ao Maior São João do Mundo”.
Gilson afirmou que tomou conhecimento da declaração do Secretário Chico César, “mostrando que no governo há sensibilidade” em alguns setores. Ele disse que “a disposição do Secretário em afirmar que o Governo do Estado vai apoiar eventos como o que Campina Grande realiza, o Maior São João do Mundo, demonstra uma atitude sensata”, afirmou Gilson Lira.
Segundo Gilson Lira, o São João de Campina Grande é caracterizado por ser o maior do mundo, com 31 dias de realização, uma mega estrutura – que abrange o Parque do Povo, centro e bairros de Campina Grande – além dos sítios e distritos de Galante e São José da Mata, com uma programação para todos os gostos.
Ele lembrou que o São João de Campina é rico em atrações e citou a presença de nomes como Flávio José, Amazan, Elba Ramalho, Alcimar Monteiro, Tom Oliveira, Zé Ramalho, Santana, Dominguinhos, Zé Calixto, Luisinho Calixto, Coroné Grilo, João Gonçalves, Clã Brasil, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Waldonys, Antônio Barros e Céceu, Pinto do Acordeon, “além de mais de 150 trios de forró pé-de-serra e os mais diversos grupos de tradição folclórica, quadrilhas juninas, poetas declamadores, repentistas, violeiros, cordelistas e toda a riqueza cultural de nossa região”.
Mesmo apoio – Gilson disse esperar que o atual governo tenha a mesma sensibilidade do anterior, repetindo a atenção que foi dada pelo Governo do Estado em 2010, quando o então governador José Maranhão determinou total apoio ao evento mais popular do país, segundo a Embratur, como também um patrocínio superior a R$ 1 milhão de reais.
O Secretário finalizou dizendo tem preocupado Campina Grande o fato de “a menos de 45 dias do evento, a audiência solicitada pelo prefeito para discutir os assuntos de interesse da cidade, a exemplo do Maior São João do Mundo, ainda ter sido agendada”.
Ele disse que a PMCG tem buscado as parcerias da iniciativa privada e do Governo Federal, via Ministério do Turismo, através da atuação do Senador Vital do Rego, faltando saber do apoio do Governo do Estado. “A estrutura já está sendo montada e até agora a audiência não foi, sequer, agendada, mesmo tendo sido solicitada há quase dois meses e considerando a necessidade de a Prefeitura ter conhecimento do apoio estatal ao evento com antecedência”.