Polêmicas

Gilberto Carvalho pode sair do governo para ajudar na campanha de Dilma

Mônica Bérgamo

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) pode sair do cargo logo depois da Copa para se integrar à campanha de Dilma Rousseff à reeleição .

NADA SEI
À coluna, Carvalho admitiu que a possibilidade existe. Mas afirmou que ainda não sabe se deixará o governo.

NO TIME
“Eu estou à disposição da presidenta”, afirmou o ministro. “O que ela achar melhor, eu faço.” Ele disse, no entanto, que prefere ficar onde está. “Eu prefiro. Eu posso ficar aqui, fazendo o que já sei fazer bem, e trabalhar bastante, dando a minha contribuição à campanha nas horas vagas.”

TOM
Outros integrantes do governo acreditam que Carvalho, se sair, não deve voltar ao cargo na possibilidade de Dilma ser reeleita. As declarações recentes dele, contrariando afirmações de Lula e da própria presidente sobre os xingamentos dirigidos a ela no Itaquerão, seriam uma demonstração de que ele não ligaria mais para permanecer ou não no governo.

ONG protesta contra baixa presença de negros nos estádios
A Educafro, ONG que combate o racismo, está protestando contra a ausência de negros nos estádios da Copa do Mundo -que a entidade chama de “apartheid padrão Fifa”. “Estamos estarrecidos”, diz o frei David Santos, presidente da organização. “Nós somos 50,7% do povo brasileiro, mas quantos negros há nas arenas?”

BOLA DIVIDIDA
Em resposta a uma carta da Educafro no ano passado, Jérôme Valcke, secretário-geral da federação, afirmou que na Copa “brancos, negros, povos indígenas e imigrantes” teriam “as mesmas oportunidades para poder desfrutar do evento”. Para a ONG, a promessa não está sendo cumprida. Anteontem, o jornal britânico “The Guardian” publicou reportagem sobre a falta de diversidade nas arquibancadas.

BOLA DIVIDIDA 2
A Fifa reafirma, em nota, que seu “objetivo não é beneficiar apenas um grupo em detrimento de outros”, mas favorecer a presença de todos. “A maior parte da compra de ingressos ocorreu por meio de sorteios, proporcionando chances iguais e justas para todos os torcedores brasileiros e estrangeiros. A Fifa criou condições para que os interessados de todas as classes sociais possam assistir aos jogos”, afirma.

EI, DILMA
E, confirmando as declarações do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) de que também “o povo” vaiava Dilma Rousseff no Itaquerão, um grupo puxava xingamentos contra ela no metrô na quinta passada, dia do jogo de Inglaterra e Uruguai.

Show de Lobão no Cine Joia

DANÇA COM O LOBO
O cantor e compositor Lobão fez show ao lado dos músicos Dudinha Lima e Armando Cardoso no Cine Joia, no fim de semana. Na plateia estavam a cantora Patricia Coelho e a tecladista Taciana Barros, além de Regina Lopes, mulher do roqueiro. Thadeu Meneghini, da banda Vespas Mandarinas, também se apresentou no local. O evento contou ainda com a presença da apresentadora e escritora Gaía Passarelli e da fotógrafa Elisa Franco.

PORTA-VOZ
Com “mandato” do pai, o ex-deputado Roberto Jefferson, que está preso no Rio de Janeiro por causa do mensalão, a filha dele, Cristiane Brasil, veio a São Paulo costurar com os líderes do PTB estadual a adesão à candidatura presidencial de Aécio Neves (PSDB-SP).

CAFÉ
Na semana passada, ela, que é vereadora no Rio, foi recebida na casa de Campos Machado (PTB-SP), presidente do partido no Estado.

SUPORTE
E no domingo Machado lança a mulher, Marlene Campos Machado, candidata ao Senado por São Paulo. Ela tem apoio de Celso Russomanno, de Fábio Meirelles, presidente da Federação da Agricultura de SP -e a simpatia do apresentador Ratinho, do SBT, que a recebeu em seu programa.

Folha de S. Paulo