Gervásio Maia quer a secretaria do PMDB na PB

Depois da deflagração de um racha interno, em função da disputa pela presidência estadual, o PMDB chegou a um consenso ontem. O ex-governador José Maranhão será o presidente do partido nos próximos dois anos. A homologação do nome dele vai acontecer em convenção no dia 18 de dezembro.

Como já havia sido definido na semana passada, quando as principais lideranças do PMDB da Paraíba se reuniram em Brasília com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o presidente nacional da sigla, Valdir Raupp, haverá um rodízio no comando do partido. Maranhão assume com o compromisso de em dois anos deixar o posto para outra liderança.

Segundo o atual presidente do PMDB, Antônio Souza, o nome de José Maranhão foi um consenso entre as lideranças do partido.

“Todos estiveram na reunião com o espírito da união do partido e optaram pelo de Maranhão”, afirmou. De acordo com ele, foram definidos na reunião a nova composição do diretório e da executiva estadual, ficando apenas uma pendência. “Na composição da Executiva, apenas Gervásio Maia quis ficar no cargo de secretário-geral”, disse Antônio Souza. O presidente explicou que o deputado estadual foi colocado como terceiro vice-presidente, mas não aceitou a indicação.

Por causa do impasse em torno do cargo para Gervásio, uma nova reunião foi marcada para a sexta-feira, a fim de que sejam finalizados os entendimentos. O ex-senador Wilson Santiago, que pretendia disputar a presidência com Maranhão, foi indicado como vice-presidente; como segundo vice-presidente ficou o deputado federal Manoel Júnior, que também defendia a renovação no partido.

Os peemedebistas afirmam que desistiram da briga interna em razão do projeto do partido para 2014. Na reunião da semana passada,em Brasília, já havia ficado certo que o partido terá candidatura própria para o governo do Estado em 2014, com Veneziano Vital do Rêgo. A expectativa é que seja lançado também um nome do partido para o Senado Federal. Na eleição, apenas uma vaga estará em jogo e fala-se em Santiago ou Maranhão para o cargo.

Do Blog com JP OnLine