O secretário de Saúde do estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, foi entrevistado na tarde desta quarta-feira (12) no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan.
Durante a entrevista, o médico falou sobre um comparativo que saiu nesta quarta, na Folha de SP, fazendo relação com a taxa de ocupação da Paraíba e de Pernambuco.
Apesar de a Paraíba ter uma taxa menor de ocupação, a cidade de Campina Grande por exemplo, se encontra com um nível alto de ocupação dos leitos de UTI COVID; Geraldo disse que isso reflete justamente as atitudes de alguns gestores que não seguiram o plano estadual e as orientações da Secretaria de Saúde do Estado.
O secretário ainda chamou atenção em relação às aglomerações que estão acontecendo nas praias de João Pessoa, no Açude Velho em Campina Grande e nas festas clandestinas e alertou para uma possível terceira onda: “Isso é uma previsão da Fiocruz e aqui se não houver um comportamento adequado da população, na segunda quinzena de junho podemos ver um aumento dos casos e até de mortes”, disse.
Geraldo também falou sobre a questão da vacinação das grávidas e puérperas, e disse que os eventos devem ser conduzidos com muita cautela, justamente para que a população não entre em pânico e rejeite a possibilidade de se vacinar.
O médico deixou claro que as gestantes e puérperas correm um maior risco caso não se vacinem do que se vacinando.”Na minha ótica, a maioria desses eventos não tem relação com a vacina, todas as vacinas são seguras”, disse.
Para concluir, o secretário já adiantou uma data prevista para a vacinação das pessoas sem comorbidades no estado, de acordo com Geraldo, a previsão para iniciar a vacinação de pessoas dos 18 aos 59 anos sem comorbidades é para o final de Julho.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba