testes

Gel contraceptivo masculino passa em testes com macacos

O contraceptivo não possui contraindicações, não modifica a produção de hormônios e seu efeito pode ser revertido com outra injeção

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram testes bem sucedidos de contraceptivos masculinos em macacos. O medicamento, chamado Vasalgel, foi desenvolvido em formato de gel bloqueia a passagem dos espermatozoides. Segundo os especialistas, o contraceptivo não possui contraindicações, não modifica a produção de hormônios e seu efeito pode ser revertido com outra injeção. O antídoto é bicarbonato de sódio.

Os testes consistiram em aplicar o gel em 16 machos adultos, sendo 10 dos quais já tinham sido pais. Após o acasalamento, nenhuma das fêmeas ficou grávida, segundo a BBC. A substância precisa ser injetada no canal que leva os espermatozoides até o pênis, bloqueando sua passagem, semelhante ao que ocorre nos casos de vasectomia. A outra vantagem é o tempo de duração do gel, de 10 anos. Os cientistas estimam que os testes em humanos devem começar a ocorrer nos próximos anos.
Créditos: Notícias ao Minuto