Opinião

GALDINIANA: com a palavra o governador João Azevedo! – Por Rui Galdino

GALDINIANA: com a palavra o governador João Azevedo! – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política além de dinâmica é também bastante interessante no seu traçado. Muitas vezes agentes políticos de relevância dão seta para a direita e entram para a esquerda, deixando o trânsito político bastante complicado, confuso e perigoso, uma vez que uma entrada errada, com troca de seta proposital, poderá causar acidente político de proporções inimagináveis. E na Paraíba tem muita gente dando seta para um lado e na verdade, querendo entrar para o outro lado. Isso não é bom, pois, além de tornar o trânsito perigoso, confunde as pessoas e o pior: TRAVA O DESENVOLVIMENTO E O PROGRESSO DO ESTADO, uma vez que gera desconfiança nas relações políticas, deixam aliados numa perspectiva bastante incômoda, divide cada vez mais a classe política e enfraquece o Estado perante a União.

Digo tudo isso, pois, é público e notório nos bastidores da política paraibana, o assunto com relação à saída ou não do governador João Azevedo do governo em 2026. Esse assunto tem movimentado bastante a nossa classe política e trazido expectativas e constrangimentos entre aliados do governo. O fato é que João Azevedo tem dito PUBLICAMENTE que sobre esse o assunto de deixar ou não o governo só vai se manifestar em 2026, de acordo com a maré política e no momento oportuno. Ocorre que PRIVADAMENTE, em uma reunião com aliados na Granja Santana no início do ano, segundo a deputada estadual Dra. Paula(PP), o governador disse a todos os presentes e pediu as devidas reservas, que vai deixar SIM o governo e ser candidato ao Senado em 2026.

Tudo bem. Aliás, esse é o caminho natural da política, ou seja, um governador que não tem mais direito à reeleição, o normal e o natural é que ele deixe o governo e seja candidato a algum cargo eletivo, no caso de João, a senador da república em 2026. Mas o que o galdinista estranha, é o governador dizer uma coisa PUBLICAMENTE e outra coisa PRIVADAMENTE. E isso não é bom, pois, gera desconfianças, confunde os aliados e atrapalha as relações políticas. O homem tem que ter uma PALAVRA SÓ! Dizer PUBLICAMENTE que só vai definir o seu futuro político em 2026 e dizer PRIVADAMENTE que já definiu e que vai sair do governo para ser candidato ao Senado, é muito FEIO, muito RUIM, pois, repito, gera desconfiança entre aliados, trava o desenvolvimento e o progresso do Estado e confunde a população paraibana. Finalmente aonde está a verdade?

A deputada Dra. Paula, é uma mulher guerreira, honesta e de palavra. E ao falar dessa reunião em que o governador disse aos presentes que iria sair do governo e ser candidato ao Senado, creio que ELA NÃO MENTIU! A entrevista da Dra. Paula, ontem, aos jornalistas Clinson Júnior e Luis Torres, chamou a atenção de toda classe política do estado e teve repercussão em Brasília. O galdinista, que até então, imaginava que João ficaria no governo, agora não sabe mais em quem acreditar. De duas uma, ou o governador está MENTINDO ou a Dra. Paula MENTIU? Finalmente, aonde está a verdade? Diante do que disse a deputada ontem, cabe ao governador João, esclarecer urgentemente os fatos, por isso, tem a obrigação moral de vir a público urgentemente para dar uma explicação aos seus aliados e ao povo paraibano, pois, diz o ditado popular que quem cala consente!         

Se João vai deixar o governo ou não, para o galdinista é indiferente. Aliás, creio que seria um bom Senador para a Paraíba e como eleitor posso até votar no mesmo, como já votei em 2018 a pedido de Ricardo Coutinho. Nada de mais João deixar o governo para ser candidato a senador em 2026. Isso é um caminho político normal e natural. O que não foi normal e natural, foi Ricardo Coutinho em 2018, deixar de ser eleito senador e decidir FICAR NO GOVERNO para eleger seu homem de confiança ao GOVERNO DO ESTADO no 1º turno. O FICO de Ricardo Coutinho em 2018, pegou todos de surpresa, mas, Ricardo NUNCA DISSE ANTES que sairia ou não do governo, ou seja, Ricardo NUNCA enganou ninguém, nem seus adversários. Inclusive, João só foi eleito governador em 2018 por que Ricardo FICOU no governo, sacrificando uma eleição certa para o Senado, tudo isso no sentido de eleger João para o governo do estado e assim aconteceu. Ricardo NUNCA disse publicamente ou no privado que ficaria ou não no governo, manteve o seu silêncio, a sua coerência e já de caso pensado e combinado com João, decidiu ficar no governo para eleger João governador. Lembram?

Até que me provem o contrário, o galdinista vai continuar acreditando na palavra PÚBLICA do governador João Azevedo que vem dizendo que só decidirá seu futuro político em 2026. Mas se João já disse no PRIVADO que vai deixar o governo para ser candidato a Senador, que o governador venha a público urgentemente esclarecer os fatos, pois, as palavras da deputada Dra. Paula, no sentido contrário do que vem dizendo o nosso governador foi de uma firmeza e pureza angelical jamais vista. Na verdade, de forma intencional ou não, a Dra. Paula abriu em vespeiro político e colocou o governador nas cordas. Então, o governador precisa sair das cordas urgentemente, pois, caso contrário, vai antecipar o final de seu governo a partir de agora e as consequências serão muito ruins. Outro fato relevante é que o GRUPO RIBEIRO, já decidiu que o deputado Aguinaldo e a senadora Daniella, vão para as suas respectivas reeleições em 2026, inclusive, já trabalham nesse sentido, pois, estão também confusos com relação a posição futura do governador. Mas o jovem vice-governador Lucas Ribeiro(PP), assiste a tudo isso de camarote, num silêncio gritante, aguardando abril de 2026 chegar e assumir o governo em definitivo ou não. Assim sendo, após as palavras da deputada Dra. Paula, o governador tem a obrigação moral de vir a público urgentemente esclarecer os fatos e dizer de uma vez por todas se ficará ou não no governo, pois, se continuar dizendo PUBLICAMENTE uma coisa e PRIVADAMENTE outra, ficará desacreditado perante seus aliados e a opinião pública e com isso, não vai tirar a conta certa em 2026. Com a palavra o governador João Azevedo. Até a próxima GALDINIANA, haja coração!