O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) alerta que a extinção do conselho fiscal e comitês regionais da Funai, além da exclusão de atribuições de instâncias fiscalizadoras do estatuto, é mais um ataque de Bolsonaro à proteção e aos direitos dos povos indígenas. “Bolsonaro está dando o golpe final contra os órgãos de proteção aos povos indígenas”, alertou Frei Anastácio.
“Bolsonaro segue com o seu plano de desmontar a Funai e atacar os povos indígenas do nosso país. Sem nenhuma compaixão e empatia, o presidente de extrema direita fascista estimula o garimpo, as invasões e outros tipos de violência em territórios indígenas”, lamentou Frei Anastácio.
O parlamentar lembra ainda que desde que Bolsonaro assumiu o Governo, os conselhos fiscais já vinham trabalhando de forma precária por falta de estrutura e quadro de pessoal.
“Agora, o Bolsonaro está dando a cartada final para exterminar os órgãos que defendem os povos indígenas, já que sem essas instâncias administrativas, os povos indígenas terão suas lutas e vivências ainda mais invisibilizadas. Uma triste realidade”, comentou.
Frei Anastácio disse ainda que esse desmonte está com os dias contados. “Bolsonaro tenta de todas as formas destruir direitos do povo brasileiro. Essa é uma marca de seu Governo desde que assumiu em 2019. Mas em 2023, com Lula na presidência, veremos esses direitos sendo restabelecidos”, concluiu.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba