O Consuni (Conselho Universitário) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) homologou nesta quarta-feira (9) o resultado da eleição para reitor da instituição. As denúncias de fraudes foram rejeitadas pelo relator da consulta, Zaqueu Ernesto. Para ele, todas elas foram extemporâneas e sem potencial para influenciar no resultado da eleição. Com isso, a lista dos mais votados será submetida à apreciação dos órgãos deliberativos da universidade nesta quinta-feira para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Os representantes do Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Curador darão a palavra final sobre a lista. A expectativa da chapa mais votada, formada por Terezinha Domiciano (reitora) e Mônica Nóbrega (vice), é que a ordem dos mais votados na consulta à comunidade universitária seja mantida. Apesar disso, o grupo tem autonomia para alterar a ordem ou mesmo incluir nomes que não constavam na consulta. A votação será feita por escrutínio secreto.
“Se for mantida a tradição, e esperamos que isso aconteça, a ordem dos mais votados será mantida, respeitando a vontade da comunidade universitária”, disse Terezinha Domiciano. O processo para a composição da lista tríplice, neste ano, se transformou em uma verdadeira guerra nas últimas semanas. Desde o fechamento das urnas, várias denúncias foram apresentadas de supostas fraudes na consulta, mas elas foram rejeitadas pelo Consuni.
Chapa vencedora critica adiamento de reunião e pede respeito às urnas na UFPB; LEIA NOTA
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba