Marcos Tavares
Não sei como Cristo encararia hoje a sua igreja. O menino que nasceu numa manjedoura e o homem que morreu na cruz entre dois ladrões deveria ficar espantado com o poder e a riqueza da igreja que atua em seu nome. A pompa dos cardeais, o enorme tesouro acumulado por séculos pelo Vaticano, todo o poder exercido pelo pequeno Estado teocrático com certeza são bem diferentes da imagem do homem que dignificou os pobres e disse que eles herdariam o reino dos céus. Francisco, o novo Papa, por mais que pregue a pobreza, dirige um dos complexos mais ricos do mundo e com certeza não poderá mudar esse estado de coisas.
Aqui na Paraíba a Igreja não é assim tão pobre. Dispõe de terrenos magníficos onde estão situadas as igrejas do centro da cidade. Tem um Palácio Episcopal com muita área, é foreira de inúmeras casas no Róger e, em Jaguaribe, o convento do Rosário possui um quarteirão. Tanta terra nunca motivou a igreja a dividi-la com os mais carentes nem mesmo edificar nessas posses uma escola, um hospital, uma clínica que atendesse a população mais humilde. Educar e fornecer saúde não é dever da igreja, mas é voto de fé de cada cristão.
Pelo mundo afora a Igreja detém fortunas incomensuráveis, algumas conquistadas com pouco apreço ao homem como é o caso do ouro arrancado dos Incas e Maias, do dinheiro obtido com a escravidão de negros. São páginas já superadas, mas mostram que a igreja de hoje pouco tem do Cristo original e sua mensagem de amor aos pobres. Queira Deus que Francisco consiga mudar alguma coisa e aproxime mais essa igreja portentosa de quem dela precisa, espiritual e materialmente.
Felina
Novos episódios, inclusive uma gravação do telefonema de um dos seus diretores, pode abalar a saúde moral e financeira da Energisa. O processo se avoluma e não é mais uma denúncia sensacionalista, já que o deputado Trocolli comprou para si essa briga.
Se realmente a Energisa induziu seus funcionários a forjarem ”gatos” nas casas dos usuários para aumentar seu faturamento não merece mais ser a concessionária da energia na Paraíba.
O que começou meio em tom de piada, toma novos rumos e pode envolver figurões da empresa, que assim passariam direto das páginas sociais para as policiais.
Fora
Wilson Santiago está oficialmente fora do PMDB e dentro do PTB. Essa engenharia política deve garantir o nome de Wilson para uma disputa no Senado, cargo que ele almeja desde que foi desalojado por Cássio Cunha Lima.
Nessa briga toda, Armando Abílio perde o comando da legenda, mas ganha uma cadeira na Câmara Federal por alguns meses, cortesia do filho de Wilson, que deixa a vaga aberta para o parlamentar paraibano.
Mortes
Apenas 2 dias de feriado e os acidentes já se multiplicam nas estradas paraibanas.
Junta-se a má conservação das rodovias com a imprudência dos motoristas e o final é de morte.
Sumido
Estrategicamente, o ex-prefeito Veneziano Vital desaparece do noticiário e escala Tatiana Medeiros para falar em seu lugar.
Com isso Vené deixa de ser vidraça por algum tempo e se retempera para a campanha política.
Não Vai
O vereador Bira insiste em que não tem nada ainda acertado com o PT para ingressar no partido.
Por enquanto sua preocupação é desvincular-se da legenda socialista.
Non Grata
Anísio Maia fala muito e numa dessas falas deve ter ofendido os vereadores da capital dizendo que eles só vivem atrás de cargos.
Com isso pode até ganhar um título de persona non grata para aquela Casa.
Retorno
Comenta-se que Dilma viria outra vez à Paraíba.
Que dessa vez ela traga alguma coisa de positivo, pois sua primeira visita foi puramente turística.
Laico
Projeto que rola na Câmara Federal quer que as grandes igrejas possam intervir em decisões judiciais emanadas pela mais alta corte da Justiça.
E onde fica nosso Estado laico?
Frases…
Domésticos – Gatos e ex-esposas gostam mais da casa que do dono.
MeteOrologia – Não falha. Pobre na praia é chuva com certeza
Portenhos – Piadinha cruel da internet: Antes de Francisco, Judas foi o argentino que mais se aproximou de Jesus.