Fim dos privilégios e mordomias

foto

Rubens Nóbrega

Como pretensão, água benta e canja de galinha não fazem mal a ninguém, segundo me ensinou o filósofo Duda Teixeira de Carvalho, trato de adiantar nos tópicos a seguir mais um capítulo da minha plataforma de governo.

• O contribuinte não mais financiará viagens do governador (em avião do Estado) que não sejam de emergência e quando não houver voo comercial disponível.

• Jamais liberarei aeronave oficial para levar minha mulher ou qualquer outro familiar para festa em qualquer lugar da Paraíba, do Brasil ou do mundo.

• Dentro da Capital, o governador deslocar-se-á em seu próprio carro, ele mesmo guiando, na companhia de um(a) secretário(a), um(a) assessor(a) e um(a) segurança.

• Apenas e tão somente para municípios fora da Grande João Pessoa o governador utilizará carro oficial, com a mesma lotação acrescida de motorista.

• Tanto quanto o governador, o vice terá direito a um único ‘carro de representação’, utilizável exclusivamente a serviço de comprovado interesse público.

• O erário não mais bancará carro e gasolina para secretário, assessor ou parente do governador, muito menos aspone, categoria de parasita que hoje come sem dó nem piedade a folha do Estado, mas será exterminada na minha gestão.

• O Estado também economizará fortunas com o fim do aluguel de carros sem critérios ou transparência (em apenas dois anos, 2011 e 2012, a Viúva pagou mais de R$ 14 milhões e 600 mil a uma única locadora, a Localiza).

• Nenhum dirigente estadual, governador inclusive, terá direito a utilizar celular, tablete, notebook ou netbook pago pelo povo (economizaremos, apenas nos serviços de uma telefônica como a Oi, por exemplo, nada menos que R$ 20 milhões por ano).

Todo o dinheiro economizado graças ao fim dos privilégios e mordomias no serviço público estadual (e não são poucos, podem apostar) será investido em educação, saúde e segurança, prioridades verdadeiras e inegociáveis do meu governo.

Pagando a própria feira

• A Granja Santana será desativada como residência oficial do governador e família e sua destinação futura definida de comum acordo entre governo e representações organizadas de governados.

• Além de não mais ter direito a privilégios e mordomias como casa boa, comida cara e roupada lavada por conta da população, o governador pagará sua feira e demais gastos pessoais do próprio bolso, porque pra isso ganha bem pra dedéu.

Professores e médicos

• Será equiparada ao salário de secretário de Estado a remuneração dos professores e médicos da rede pública que alcançarem o mais elevado nível de qualificação acadêmica e passem a trabalhar em tempo integral (40 horas semanais) com dedicação exclusiva e desempenho regularmente avaliado.

• Defensores Públicos, Procuradores Jurídicos, Delegados de Polícia Civil, Oficiais da PM da mais alta patente no exercício de postos de comando operacional e Auditores Fiscais na atividade-fim e no último nível da carreira também terão isonomia salarial com os secretários de Estado.

Só me falta um partido

Perdi a esperança de ver uma reforma política séria e digna valendo já para as eleições de 2014. Diante dos últimos acontecimentos e a julgar pelo andar da carruagem, não vejo chances de a gente conquistar o direito a candidaturas avulsas para prefeito, governador e presidente.

Significa que para me candidatar a governador vou ter que me valer de algum partido político regular que me aceite e, obviamente, conceda-me legenda para tanto. Se as minhas propostas de governança despertarem interesse em alguma sigla, estou às ordens para discutir e resolver.

***
Aguardem. No próximo capítulo da minha plataforma de governo, o combate (de verdade, sem trégua nem pena) à corrupção.

Lançamento em Bananeiras

Atendendo a honroso convite formulado pela Professora Mírian Trindade, Secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, vou lançar o meu livro ‘Histórias da Gente’ em Bananeiras. O lançamento, dentro da programação do circuito cultural Caminhos do Frio, será realizado no dia 26 deste mês, uma sexta-feira, às cinco da tarde, no solário do Serra Golfe Apart Hotel.

E aos amigos e leitores eventualmente interessados em adquirir exemplar na Capital, informo que ‘Histórias da Gente’ pode ser encontrado na Livraria Leitura (Manaíra Shopping), Livraria do Luiz e Sebo Cultural (Centro) e bancas Viña Del Mar.

Pausa para breve descanso

A partir de terça-feira (9) e até o dia 23 deste mês os leitores da coluna terão a felicidade de reencontrar neste espaço o texto brilhante e as percucientes abordagens do Professor Flávio Lúcio Vieira, meu analista político predileto.