Fim de semana negro para o futebol paraibano

Gutemberg Cardoso

Um final de semana negro para o desporto paraibano. Parece-me que estamos fadados a nos tornar o mico nacional, pela soma de tanta incompetência, pela soma de tantos ‘bate cabeças’ no nosso Estado. E batem cabeça mesmo…

Começamos logo no sábado com o encontro das torcidas organizadas do Botafogo aqui na cidade, que terminou com pessoas feridas após briga, tiros e intervenção policial. Até quando vamos assistir a estas cenas tristes e lamentáveis? E não era em estádio, era em uma festa de confraternização das torcidas em João Pessoa. aí vamos ao dia seguinte, o dia do jogo, aí virou um pandemônio, ninguém se entendeu na organização da Polícia, ninguém se entendeu na organização do Estado, ninguém se entendeu na Federação.

Um mico nacional, uma torcida (não muito grande) do Sport Clube do Recife, fazendo as provocações naturais de torcida de outro estado com o time adversário. Aí começa a confusão, por não saber usar spray de pimenta (a Polícia usou o spray contra a torcida do Sport), o vento leva para o campo de jogo e para a partida porque os jogadores ficaram todos cegos com os olhos ardendo. Lamentável tudo isso, o despreparo gigantesco, além do próprio estádio estar em uma situação ruim, nesse chove e não molha, uma obra que nunca termina, que é muito a cara deste Governo e a cara de Ricardo Barbosa.

Um grande problema… E tem mais, não sei porque o Santa Cruz não joga em Santa Rita, aí acham de abrir o o Estádio da Graça com aquela buraqueira toda e o Fantástico expõe o jogo dizendo que o campo não tinha as melhores condições e acidentou quase que seis jogadores. 

Outro mico, que envolve toda essa história de Ministério Público que proibe, não proibe, libera, não libera, aí a Federação também não manda. Como a Prefeitura libera o estádio naquelas condições? O jeitinho paraibano que dá nisso tudo que estamos assistindo aí, é uma pena que o nosso estado tenha isso, bem recentemente tivemos uma notícia positiva que foi o título do Botafogo, mas logo em seguida veio todo esse show de incompetência, que envolve todos.

Tem horas que eu me pergunto se nós somos assim mesmo incompetentes para protagonizarmos os espetáculos lamentáveis de briga de torcida e inoperância da Polícia? Isso, fora as obras nos estádios que não se concluem, o Ministério Público que libera e não libera e quando libera acontece tudo isso. Quem liberou este jogo no Estádio da Graça? O Ministério Público que é tão rigoroso, permite um negócio desse… Enfim, o futebol da Paraíba precisa ser tratado com mais seriedade. E tem mais para fechara o parangolé… O Campinene não quis entrar no Gol de Placa do Governo porque descobriu que só serve de propaganda para Ricardo Coutinho e não quer entrar nisso, o Treze também ameaçou não entrar e está denunciando que a lei está errada e só tem propaganda política.

E aí, quem vai responder ao Campinense e ao Treze neste último item? Ou seja, uma lei que era desejada pelo torcedor, os clubes não querem porque em vez de beneficiar traz prejuízos e só propaganda eleitoral. Times de futebolda Paraíba sofrem pela incompetência de muita gente e que inclui todos neste episódio lamentável.