Fiat-PE contrata, mas dispensa mão de obra da PB

A quadra municipal de Goiana, na Mata Norte pernambucana, ficou pequena para a quantidade de pessoas que foi ao local, na manhã desta segunda-feira (5), para se inscrever no processo de capacitação para preencher as 6.782 vagas disponíveis no Polo Automotivo de Goiana. As inscrições começaram na manhã desta segunda, o que provocou a grande quantidade de pessoas na quadra, e vão até o dia 15 de dezembro, mas a preferência de contratação é para aqueles que residem no Estado de Pernambuco.

Os cursos serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e estão previsto para começar no dia 2 de janeiro de 2012. A duração é de dois meses. Na manhã desta segunda, o governador Eduardo Campos recebeu o presidente da Fiat para América Latina, Cledorvino Belini, para o lançamento oficial das inscrições.

Um total de 10.173 trabalhadores serão cadastrados para preencher as 6.782 vagas. São 15 setores diferentes e podem se inscrever pessoas de 13 cidades da Mata Norte do Estado e da Região Metropolitana do Recife (RMR). São elas: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma, Itaquitinga e Timbauba podem concorrer às vagas. De acordo com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, os municípios foram escolhidos pois ficam mais próximos de Goiana e não exigem que o trabalhador tenha que se afastar do ambiente familiar.

Os cursos destinados para a primeira etapa do programa serão para as áreas de contrução civil e montagem da fábrica Fiat. A exigência mínima de escolaridade para concorrer a um dos cursos oferecidos é que o trabalhador tenha pelo menos o ensino fundamental incompleto. Terão prioridade nos cursos os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Seguro Desemprego.