Com a chegada de junho, é impossível não pensar nas tradicionais festas juninas, marcadas pelo colorido das bandeirinhas, pelas deliciosas comidas de milho e pelo animado forró pé de serra. No entanto, nem todos optam por celebrar essas festividades em grandes arraiais. Alguns preferem a intimidade e o conforto de suas casas para reunir amigos e familiares em torno das tradições juninas.
Este é o caso de Beatriz Shinaider, que este ano decidiu organizar uma festa junina em casa.
“A ideia surgiu para proporcionar um momento mais próximo e aconchegante entre as pessoas queridas e que não gostam de festas lotadas, como shows, por exemplo. A festa será marcada por uma diversidade de comidas típicas, onde cada convidado contribuirá com um prato. É uma forma de todos participarem ativamente e compartilharem um pouco da sua própria cultura culinária.”
Beatriz
Além das comidas, a música também terá papel fundamental na celebração.
“Vamos ter uma playlist especial com forró pé de serra, para garantir a animação e a autenticidade da festa junina, e na hora temtaremos fazer até uma quadrilha junina, as crianças vão amar”
Outra atividade que promete divertir os convidados é um bingo com prêmios temáticos. “É uma maneira descontraída de envolver todos e criar um clima de brincadeira típico das festas juninas. Estamos organizando tudo nos mínimos detalhes para garantir que a festa seja memorável para todos os presentes.
Para ela, mais do que simplesmente seguir tradições, celebrar o São João em casa é uma oportunidade de fortalecer os laços afetivos e criar memórias especiais.
“É um momento de reencontro, de compartilhar histórias e de reviver a alegria das festas juninas da nossa infância. Espero que essa festa caseira traga não apenas diversão, mas também um sentimento de união e calor humano.
Confira dicas para organizar sua festa junina em casa
1. Defina o local
Para a festa ser perfeita, é necessário encontrar um local capaz de acomodar todos os seus convidados, mas também os demais itens que vão compor o ambiente.
2. Elabore a lista de convidados
A lista de convidados é um dos pontos mais importantes na hora organizar uma festa junina familiar. Para que ninguém fique de fora, ela deve ser planejada com cuidado e paciência, por isso, não tenha pressa!
3. Informe os participantes
Com a lista de convidados fechada, é hora de pensar em como a festança será comunicada a cada um dos seus familiares.
4. Solicite trajes a caráter
Para que todos entrem na brincadeira, lembre-se de solicitar no convite que os participantes estejam trajados a caráter, utilizando roupas que ajudem no clima junino. Não se esqueça de providenciar as suas também!
5. Faça orçamentos
Apesar de parecer uma etapa chata, fazer orçamentos é extremamente relevante, especialmente porque envolve dinheiro.
Para isso, tenha uma compreensão clara do montante total que você tem disponível para gastar. A quantia pode ser resultado da contribuição de cada família — uma prática bem comum e que colabora com o bolso de todos — ou patrocinada integralmente por você.
Cada família convidada levará um prato típico ou alguém será contratado para preparar tudo? Haverá o aluguel de brinquedos, como piscina de bolinhas, escorrega, etc? Qual o valor do espaço onde a festa vai acontecer? A limpeza ao final do arraiá será responsabilidade dos convidados ou de um profissional? Quais os valores das bebidas? Como e por quem será feita a decoração?
6. Monte o cardápio
Não é por acaso que as festas juninas são famosas! As comidas e bebidas típicas do período agradam todos os paladares e, convenhamos, são verdadeiras gostosuras
7. Decida a decoração
Em uma festa junina, a decoração faz toda diferença. Juntamente com o outros elementos, como as comidas, as músicas e os trajes, ela ajuda a fortalecer o espírito do arraiá!
Se as bandeirinhas coloridas feitas de papel ou tecido são indispensáveis, itens como balões, palha de milho, chapéus de palha, flores, espantalhos, espigas de milho e tecido xadrez.
8. Crie uma playlist junina
É importante que as músicas tenham relação direta com a temática. Portanto, opte por gêneros como sertanejo raiz e universitário, forró, country, baião e xote, além de músicas caipiras e a canção que vai guiar a dança da quadrilha.
9. Não se esqueça das brincadeiras
Festa junina e brincadeiras têm tudo a ver, além de ser uma boa oportunidade para entreter os pequenos, assim como despertar nos adultos a criança que habita o interior de cada um deles.
10. Organize a quadrilha
Por fim, nossa última dica para você é não deixar de lado a dança mais representativa das festas juninas, a quadrilha!
Vale combinar antecipadamente com quem deseja dançar e programar ensaios. Assim, vocês podem soltar a criatividade e até mesmo criar uma coreografia exclusiva com um pout-pourri de músicas tradicionais. Mas também convidar as pessoas para dançar no decorrer da festa, de surpresa. Uma excelente forma de se divertir e garantir boas risadas!