Férias do barulho

Josusmar Barbosa

Na mira do TCE

Diante da situação de abandono e sucateamento em vários municípios da Paraíba, o presidente do TCE, Fábio Nogueira, aconselha novos prefeitos que realizem um levantamento detalhado das possíveis irregularidades e as enviem ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, inclusive com memória fotográfica. “Esses dados serão levados em consideração pela corte do Tribunal quando for realizada a apreciação das contas desses gestores”, avisa Nogueira.


Educativo 

“O objetivo do tribunal não é punir. Nós não temos nenhuma satisfação ao reprovar uma conta”, afirma o presidente do TCE.

Probidade
E acrescenta Fábio Nogueira: “O cenário ideal que vislumbramos seria todos os prefeitos da Paraíba com contas aprovadas”.

Quórum
Se for realizada uma sessão extraordinária hoje de qualquer Câmara Municipal do interior em uma praia do litoral paraibano, terá 100% de presença.

Livre 
Após deixar o PMDB, o ex-deputado Álvaro Neto ainda não decidiu se vai filiar-se ao PP ou outro partido.

Prego batido
Todavia, uma decisão Álvaro tomou: “Não votarei no ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo para governador em 2014”.

Herança
A ex-prefeita de Bananeiras Marta Ramalho não pagou os salários de dezembro dos servidores públicos municipais.

Suaves…
O novo prefeito Douglas Lucena decidiu pagar a folha de janeiro até o dia 30 deste mês e parcelar em três vezes os salários de dezembro

…prestações
“É inviável pagar dois salários dentro de um só mês. Por conta disso, o pagamento do mês de dezembro terá que ser parcelado em três vezes”, revelou Douglas.

Lenha na…
O novo prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, baixou um decreto suspendendo as nomeações de servidores municipais realizadas pelo ex-prefeito Lula Monteiro, de 7 de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2012.

…fogueira
“A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê em seu artigo 21 que é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento de despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo poder”, justifica da Lenha.
Invasão

O prefeito de Ibiara, no Sertão, Pedro Feitoza (PT), determinou a demolição de várias construções irregulares em áreas públicas.

Barricada 
Quando o trator se aproximou para demolir os prédios nas áreas públicas, os proprietários se revoltaram, impedindo a ação.

Pacificação
A polícia e o prefeito Pedro Feitoza foram chamados ao local. Para evitar um confronto acirrado, a operação foi suspensa.

Novo desafio
Ex-assessor do vice-governador Rômulo Gouveia, o jovem Victor Hugo foi nomeado chefe de Gabinete do vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho.

Inacessível
O vereador campinense Alexandre do Sindicato (PTC) disse que há três meses tenta uma audiência com o reitor da UFCG, Thompson Mariz.

Atraso
“Os prestadores de serviço da UFCG estão sem receber os salários de novembro e dezembro e o décimo terceiro. As empresas alegam que não recebem da universidade. É um absurdo”, frisou Alexandre.

Voo alto 
E por falar em Thompson, ele admitiu, durante entrevista em Cajazeiras, que pode ser candidato a deputado federal pelo PT em 2014.

Diet 
O governador Ricardo Coutinho sancionou a lei que institui a obrigatoriedade das escolas públicas da rede estadual de ensino de oferecer merenda escolar diferenciada para crianças e adolescentes portadores de diabetes.

Diet II
A autoria da Lei é da deputada Eva Gouveia (PSD) que prevê a orientação da merenda por uma nutricionista ou endocrinologista.

Irregular
A juíza Ieda Maria Dantas anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nazarezinho, no Sertão, e determinou a realização de novo pleito em 10 dias.
PELO VOTO FACULTATIVO

O Senado Federal realizou enquete em seu site para saber a opinião dos internautas sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55/2012) que torna o voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos. Dos 2.542 internautas que participaram da votação, 85% votaram a favor do voto facultativo para todos, a partir dos dezesseis anos. Por outro lado, 15% foram contra a mudança na Constituição Federal. O resultado fortalece a PEC 55/2012, que propõe alteração no artigo 14 da Constituição Federal dispondo sobre o voto facultativo. Assino embaixo.

“Quando dois elefantes brigam, a grama sai perdendo”. Provérbio africano