Polêmicas

Fátima Bezerra é eleita presidente do Tribunal

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba elegeu ontem a nova mesa diretora para o biênio 2013/2014. A presidência será ocupada pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti; a vice-presidência pelo desembargador Romero Marcelo da Fonseca e a Corregedoria Geral de Justiça pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Os três tomarão posse a partir do dia 1º de fevereiro de 2013.

Primeira mulher a presidir a Corte de Justiça do Estado, a desembargadora Fátima Bezerra disse que a sua gestão será pautada pela eficiência, transparência e humanização. “Tentarei construir esse novo caminho por meio de uma gestão participativa e o nosso primeiro compromisso é dar continuidade à gestão do desembargador Abraham Lincoln, que tanto tem valorizado o Judiciário e seus membros”, disse ela em rápido discurso após a eleição.

Ela manifestou ainda o desejo de manter uma relação harmoniosa com os Poderes Executivo e Legislativo, bem como o Tribunal de Contas e o Ministério Público. “Para que nós possamos oferecer um bom serviço à população nós precisamos do apoio do Executivo e do Legislativo. Eu tenho certeza que essa convivência institucional, visando o bem da coletividade, trará grande benefício para a nossa Paraíba. E é isso que nós pretendemos fazer. A nossa mesa diretora, se Deus quiser, vai ter um bom relacionamento com os demais poderes”, afirmou.

O atual presidente da Corte, desembargador Lincoln, parabenizou a eleição dos novos dirigentes e disse que a futura gestão irá ficar na história do Tribunal. “Os seus componentes têm uma história com o Poder Judiciário, afinal todos são magistrados de carreira”, destacou. O desembargador Romero Marcelo, que vai assumir a vice-presidência do TJPB, disse que pretende contribuir pelo bom êxito da gestão que se inicia a partir de fevereiro de 2013. “O vice deve acima de tudo apoiar, confiar e ser absolutamente fiel ao seu presidente. É isso que eu prometo”, afirmou. Ele disse que o Poder Judiciário paraibano precisa ampliar o processo de democratização, e, nesse sentido, pretende lutar: “Eu acredito muito no espírito público e na dinamicidade e na vontade de acertar da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. É por isso que estarei pronto a apoiá-la durante esses dois anos” frisou.

A eleição da nova mesa diretora foi realizada com a participação de 18 desembargadores. Apenas o desembargador Márcio Murilo, que foi eleito corregedor geral de Justiça, esteve ausente.

Ele está em viagem de férias. Depois de escolhidos os novos membros da mesa, os desembargadores elegeram o novo presidente da Escola Superior da Magistratura (Esma). O escolhido foi o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Junior.

Também foram eleitos os membros efetivos e suplentes para o Conselho da Magistratura. Os efetivos são os desembargadores Marcos Cavalcanti, José Ricardo Porto e Maria das Graças Morais Guedes. Os suplentes são os desembargadores João Benedito, Carlos Beltrão e Leandro dos Santos.

PERFIL
Nascida na capital, a desembargadora Fátima Bezerra é casada com o ex-governador José Maranhão. Ela ingressou na magistratura em 1984, como juíza na comarca de Pilões. Atuou em várias comarcas e em 2002 foi nomeada desembargadora.