À medida que o coronavírus se espalha pelo mundo, fica cada vez mais difícil achar informações verdadeiras sobre a doença. Agora uma notícia falsa vem se espalhando em alguns grupos de Facebook da Europa que são contra o 5G. De acordo com alguns usuários da rede social, o coronavírus é resultado da exposição dos seres humanos a frequências dessa rede de telefonia.
O tal vídeo, que vem sendo compartilhado em grupos como Stop 5G UK, com mais de 27 mil membros, foi postado no YouTube pela usuária Dana Ashlie. Com 57 minutos, o vídeo tenta convencer que a frequência usada no 5G ataca o sistema imunológico das pessoas, deixando-as suscetíveis ao Covid-19.
De acordo com o vídeo, uma das principais evidências está relacionada ao epicentro da doença: a cidade de Wuhan, na China. Segundo a publicação, a metrópole de cerca de 11 milhões de habitantes foi a primeira da China a implementar a tecnologia 5G, semanas antes de o surto se iniciar.
Mas, a implementação do 5G não se deu apenas em Wuhan, mas sim em 16 cidades chinesas, praticamente ao mesmo tempo. Isso joga a teoria por terra, já que em nenhuma local da China o surto foi tão grande quando em Wuhan.
Outra teoria da conspiração sobre a frequência do 5G e o coronavírus é relacionada ao navio de cruzeiro Diamond Princess, que está ancorado em quarentena por conta do surto. Segundo os relatos, o navio usa 5G em sua conectividade.
Leia mais em: Coronavírus não se espalhou por causa do 5G; veja por que história é falsa
Fonte: UOL
Créditos: UOL