Facebook testa recurso para identificar notícias falsas

O Facebook começou a testar nesta semana a marcação que define determinados posts como “sátiras”. A ideia da rede social é diminuir o impacto de informações fakes nas linhas do tempo de seus usuários. “Tivemos o feedback de que as pessoas desejam uma forma clara de distinguir artigos satíricos dos outros nas suas páginas”, informou a equipe de comunicação da empresa à AFP.

Nesta fase, a mídia social coloca a tag “satire” à frente dos títulos de matérias oriundas de alguns veículos de comunicação especializados em boatos e textos humorísticos. Com o recurso ainda sem ser utilizado em conteúdo de páginas brasileiras, a nova ferramenta do Facebook aparece em posts de sites como o americano The Onion. Por enquanto, o registro de sátira aparece somente na parte de artigos sugeridos.

Sem data definida para implementar de vez a ferramenta, podendo, talvez, marcar como sátira conteúdo publicado diretamente pelas fan pages, a linha do tempo do Facebook segue com informações não condizentes com a realidade dividindo o mesmo espaço, sem distinção alguma, com matérias genuinamente jornalísticas. Nos últimos dias, a “notícia” de que William Bonner aparece com 20% em pesquisas de intenção de voto foi destaque. Escrito por Redação Comunique-se