Exclusivo: O cu$to da eleição, o voto em pessoas novas e o fim da reeleição em todos os níveis

Por Rui Galdino Filho

 Gente, o que vou comentar hoje neste artigo é realmente estarrecedor ! leia atentamente, se possível, mais de uma vez e no final tire suas conclusões, ok.

Estamos em mais um ano eleitoral, um ano de campanhas políticas para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Suplentes, Governador e Vice e Presidente da República e Vice.

Mas você imagina quanto custará um desses mandatos eletivos, ou seja, quanto custará a campanha desses candidatos que serão eleitos pelo voto popular, universal e secreto ?

Não sabe ! Tem certeza que realmente não sabe ? Vamos falar dos custos aqui na nossa querida, pequenina e brava Paraíba. Então, vejamos:

Dizem que se um candidato quiser se eleger a Deputado Estadual aqui na Paraíba, terá que gastar entre 2 a 4 milhões de reais, e olhe lá ! Quem não tiver esta quantia nem se meta na campanha que só vai fazer graça e passar decepção.

Dizem também, que para Deputado Federal, os custos da campanha varia entre 5 a 10 milhões de reais, e olhe lá ! Quem não tiver esta quantia também não se meta na campanha, pois vai passar vexames.

Dizem ainda, que para Senador, os custos da campanha pode chegar até a 50 milhões de reais, e olhe lá ! Aqui são poucos os aventureiros, pois a coisa realmente é braba, não é pra qualquer um.

Para Governador e Vive, a campanha na Paraíba passa dos 100 milhões de reais. O quê ? Exatamente isso. Aguente se quiser ! É muito dinheiro …

 

Imagine a campanha para Presidente da República e Vice ? Esta campanha que é no país inteiro, tem os coordenadores setoriais em cada estado para organizar a campanha e a dinheirama a ser gasto, que confesso não ter noção do quantum. O que eu sei, é que é também muito dinheiro, mais muito mesmo !!!

 

Então vem as perguntas:

 

1 – “ Vale a pena gastar tudo isso ” ?

 

2 – “ Será que um candidato eleito recebe de salário pelo menos 30 por cento do que gasta em uma campanha política durante o seu mandato ” ?

 

3 – Exemplo: “ Você gastaria 1 milhão de reais, para durante seu mandato só receber de salário 300 mil reais ” ? Não gastaria ? Então, por que 90 por cento dos candidatos eleitos gastam ?

 

Tem algo errado, você não acha ? E por que a Justiça Eleitoral recebe as prestações de contas das campanhas e dos candidatos, que são verdadeiras prestações de faz de conta, e fica por isso mesmo ?

De onde vem tanto dinheiro para tudo isso ? Será que vem dos salários públicos onde o teto máximo constitucional é de 30 mil reais/mês ? Será que vem da iniciativa privada que se diz no limite de seus custos ? Será que vem de alguma botija, loteria ou herança ?

 

Veja esta matéria que saiu no parlamentopb.com.br : O deputado Luiz Couto (PT-PB) entrou com uma representação, junto ao procurador-chefe do Ministério Público Federal do Estado da Paraíba, solicitando que seja investigada denúncia do ex-deputado estadual Jeová Campos “de que existe um esquema para que um deputado federal consiga se eleger na Paraíba”.

 

A delação foi feita em novembro, no programa Rádio Verdade (Sistema Arapuan), e teve repercussão em outros veículos de comunicação.

 

Na oportunidade, Jeová garantiu que um deputado gasta cerca de R$ 7 milhões para ser eleito e tira o seu investimento nas emendas parlamentares. 

 

“São elas que fazem o salário do deputado engordar. Ele tira dinheiro das emendas pelas construtoras”, revelou, deixando claro que estas pagam comissão aos parlamentares pelas emendas conseguidas junto ao governo federal, que leva o investimento. O ex-deputado concluiu afirmando que o único que não faz isso é o deputado Luiz Couto.

 

Luiz Couto disse que a incriminação é de extrema gravidade e por isso quer que o Ministério Público Federal faça a investigação. “Se ele fez a denúncia é porque deve ter elementos”, completou.

 

Será que Luiz Couto realmente desconhece esta realidade ? Ele pode ser até a exceção da regra, porém, sabe que o fato existe. Aproveito a oportunidade para parabenizar o advogado e ex-deputado cajazeirense, Jeová Campos, pela coragem de ter denunciado o fato. E dizem que a questão das emendas parlamentares, que é dinheiro público, é apenas a ponta de um grande iceberg da corrupção brasileira.

 

Lí certa vez numa revista de caráter nacional, que 40 por cento do dinheiro da nação brasileira é desviado, para não dizer roubado. Ou seja, de cada 10 reais de impostos que pagamos, 4 reais vai para o ralo da corrupção, 3 reais vai para custeio de toda esta máquina maravilhosa chamada poder público brasileiro e apenas 3 reais vai para investimentos em nosso país.

 

Infelizmente é assim que a coisa funciona, e ponto final. É o nosso dinheiro que banca toda esta safadeza. É o sistema que é feito para funcionar assim mesmo. Ninguém quer mudar isso, pois, beneficia as classes dominantes. Brasília, não é apenas a capital federal, é também um grande paraiso que só funciona três dias por semana. Já imaginou se as coisas fossem diferente, ou seja, se funcionasse com honestidade e devido planejamento ! O Brasil seria outro completamente diferente. Somos realmente um país rico, pois, desde o nosso descobrimento, a cerca de 514 anos que somos roubados e enganados, e mesmo assim ainda temos um Brasil rico em recursos naturais, um povo ordeiro e paciente, e um tesouro com muito dinheiro dos nossos impostos.

 

Ô Brasil bom e Paraíba boa !  Apanhamos, somos roubados e espoliados através de diversos tipos de impostos, não temos saúde, não temos educação, não temos segurança, o nível de desemprego é altíssimo, a corrupção está mais sofisticada e mais eficiente, os nossos políticos e representantes estão mais capacitados para movimentar o tal sistema, a bolsa família, bolsa isso e bolsa aquilo veio calar os mais necessitados para evitar o caos social e uma possível revolução sangrenta no país, e nenhum político tem coragem de dizer que é contra e apresentar outra alternativa de desenvolvimento e renda para o nosso povo, o consumismo disparou e nenhum economista sabe aonde tudo isso vai parar, etc, etc, etc …

 

E este ano temos copa do mundo para variar e depois eleições. Os candidatos são os mesmos, as mesmas caras com raras exceções. O homem de bem e bem intencionado, tem até medo de dizer que pretende ser candidato a isso ou aquilo, pois tem medo dos gastos e de ser ferido na sua reputação moral. E o sistema é feito para isso mesmo, a eleição tem que ser cara, o voto tem que ser comprado e negociado, para que só os malfeitores topem a parada.

 

As pessoas de bem são necessárias apenas para trabalhar, pagar impostos e votar nos candidatos de cara limpa e muito dinheiro nos bolsos, que prometem mudar tudo e nada fazem. É o sistema que tem que ser assim mesmo e assim será até quando a maioria do povo brasileiro aprender a VOTAR.

Caberá a nós atrasar mais ainda ou acelerar as mudanças que o Brasil e a Paraíba necessitam. E só através do voto e de boas leis é que vamos mudar tudo isso. Por isso eu DEFENDO o seguinte para começar as mudanças:

 

1 – Não negocie e nem venda seu voto, ele é uma arma poderosíssima que está em suas mãos e caberá a cada um de nós saber atirar no dia da eleição.

 

2 – Não vote mais em nenhum político que já teve ou que tem mandatos, pois, já tiveram oportunidade de fazer alguma coisa e nada ou quase nada fizeram para mudar a nossa realidade. Passe uma vassourada em todos eles. Claro, que tem alguns que são exceção à regra, porém, vamos fazer uma mudança total, e infelizmente os bons que são pouquíssimos, irão pagar pelos ruins que são a grande maioria.

 

3 – Outra forma mais segura e eficiente, seria a aprovação de novas LEIS que proibissem a renovação de mandatos políticos em todos os níveis, ou seja, os políticos eleitos não poderiam ter mandatos consecutivos e sim alternados, e isso acabaria com os políticos profissionais e carreiristas que vivem do dinheiro público e suas facilidades em decorrência do cargo que ocupam.

 

4 – A unificação das eleições em todo o país e mandatos de 05 anos para todos e sem direito a reeleição. E só a LEI pode fazer isso.

 

Pense nisso meu amigo e minha amiga, não perca mais tempo, pense em você e no futuro dos seus filhos e netos. Não seja egoísta, pense no futuro das novas gerações, faça alguma coisa de concreto para o seu país e lembre-se que já se passaram 514 anos desde o nosso descobrimento, e o Brasil avançou muito pouco. Poderíamos estar bem melhor !

 

VIVA UM NOVO BRASIL, sem corrupção e mais justo !!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.